Minissérie JK

Avaliação: 5.00 (2 Votos)
Imagem:Luis Gabriel
Ten. Prates e Juliano Righetto
Foto do Ten. Prates na época da 2ª guerra mundial e Juliano Righetto, ator que o viverá na minissérie JK da TV Globo

Com previsão para iniciar as gravações em 01 OUT 2005 e com estréia prevista para 03 JAN 2006, a minissérie JK, de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, terá como um de seus personagens, o Ten. Prates. Este depois de sair do 1º Grupo de Aviação de Caça, se dedicou à aviação civil e acabou por ser piloto particular do então candidato a Presidente da República Juscelino Kubitscheck. É aí então que o nosso conhecido Ten. Prates entra na trama.

O Sentando a Pua teve o orgulho de servir como fonte de consulta para o jovem ator Juliano Righetto, de 35 anos, que irá interpretar o Ten. Prates na minissérie da TV Globo. Pedimos a ele a gentileza de nos escrever algo sobre este trabalho, no que fomos prontamente atendidos. Veja abaixo o depoimento dele:

"Coube a mim, Juliano Righetto, a honra de representar este homem fantástico que foi João Milton Prates. Sou um ator, ainda no início de carreira, fiz um punhado de trabalhos na TV e no teatro, mas tive a sorte e o mérito, espero, de poder mostrar um pouco do que foi este homem e o grupo de pessoas que ele representou. Tanto em sua passagem pelos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, quanto sendo um dos mais fiéis amigos do saudoso presidente Juscelino Kubitscheck, acredito que o Prates era uma amostra do que havia de melhor em termos de ser humano na época: honrado, habilidoso, autoconfiante, culto e com um alto senso de moral. Tinha também outras características que apimentavam sua personalidade, como ser um galanteador, apaixonado por sua mulher Aldina, um piadista, além de sarcástico e um boêmio como o amigo Juscelino.

Como piloto, Prates foi um dos ases do “Senta a Pua”, o primeiro grupo de aviação de caça brasileiro, que voou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e que é reconhecido, até hoje, como um dos esquadrões mais eficientes do conflito. Lendo os livros publicados por alguns dos veteranos, é fácil se apaixonar por aquilo tudo! Eram pessoas de garra, defendendo a liberdade, todos eles voluntários e fazendo muito acima do esperado. Eles eram assim, e era assim o Prates. Seu nome de pista era “Damage”, por uma característica peculiar: seu avião frequentemente ficava danificado. Muitas vezes por fogo inimigo, obviamente, em situações onde ele costumava se resguardar e não comunicava nem mesmo ao líder de vôo; mas algumas vezes por distrações que viraram folclore entre os nossos queridos veteranos. Suas ações na guerra eram certeiras e eficientes. Era um piloto habilidoso e confiante. Alguns anos após a guerra, depois de ter voltado ao Brasil, já amigo de Juscelino, quando este era prefeito de Belo Horizonte, foi requisitado para voar como piloto do Governador de Minas Gerais, assim que o político foi eleito para este cargo. O mineiro Prates voou, levando o Governador e a Primeira Dama daí em diante, acompanhando-o à presidência e aos anos difíceis que se seguiram. Foi um amigo fiel.

O trabalho de um ator envolve uma boa dose de pesquisa. Desta vez, tive acesso a um material abundante e detalhado. Não só consegui vários livros que falavam sobre João Milton, mas, também, a amigos e familiares. O resultado é que pude, assim, ter uma idéia muito mais detalhada de sua personalidade, o que me dá a chance de representá-lo da maneira mais fiel possível. Fico ainda mais feliz por ele ter sido integrante do “Senta a Pua”, porque já sou um admirador destes bravos homens há muitos anos. Antes de ser ator, um dos meus sonhos era pilotar caças. Tenho 13 horas de vôo em monomotores. Fazer um piloto era um sonho. Fazer ESSE piloto, vai ser uma honra!"

Agora é aguardar a estréia da minissérie e conferir a trama deste momento marcante na história do Brasil.

E-mail Grátis

Quer ter um endereço de e-mail personalizado nome@sentandoapua.com.br com 10 Gbytes de armazenamento e tecnologia Google?
Clique aqui e preencha o formulário

Patrono do Site

David Rosal Gabriel
David Rosal Gabriel
04 OUT 1926-08 SET 2005

Artigos + votados

Artigos Top 5

© Copyright 2014 Sentando a Pua - Todos os direitos reservados