Passagem de Comando do 1º GAvCa e da PASC

Avaliação: 5.00 (2 Votos)
Brig. Egito (ao centro) com os Comandantes substituído, Ten-Cel Lorenzo (direita), e substituto, Ten-Cel Rodrigo. Crédito: Luis Gabriel 15/01/2010 -  Um pouco mais de uma semana depois, a BASC é palco de novas passagens de comando. Agora foi a vez do 1º Grupo de Aviação de Caça e da Prefeitura de Aeronáutica de Santa Cruz. No 1º GAvCa, o Ten-Cel Lorenzo transmitiu o cargo para o Ten-Cel Rodrigo, e na PASC o Ten-Cel Marra o fez para o Ten-Cel Carlos.

A passagem de comando de uma unidade aérea é sempre muito bonita de ser assistida pois ela ocorre em pleno vôo. Na do 1º GAvCa estavam em vôo os dois Comandantes e dois alas. Após a transmissão do cargo, aquele que está saindo deixa a formação da esquadrilha num vôo ascendente, e faz seu último vôo solo como Comandante. O Ten-Cel Lorenzo brindou o público com vários tipos de passagens. Encerrado o vôo de despedida, os Comandantes pousaram seus aviões em frente ao palanque das autoridades e se encaminharam para seus lugares na formatura.

Neste momento, foram lidos os atos de dispensa e incorporação e o Ten-Cel Lorenzo fezo seu discurso de despedida. Um discurso rápido mas carregado de emoção. Nele, o Ten-Cel Lorenzo fez questão de agradecer a honra de ter comandado o 1º Grupo de Caça, aos Veteranos pela inspiração que eles trazem aos atuais integrantes do Grupo, ao Ten-Brig Azevedo, Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, por ter dado condições ao Grupo de realizar a reforma do hangar, dando assim melhores condições de trabalho aos graduados e sua família pelo apoio e compreensão.

Dando continuidade à cerimônia, o Ten-Cel Lorenzo fez a colocação do distintivo da caça no uniforme do Ten-Cel Rodrigo, e passaram a tropa em revista. O fechamento da cerimônia foi dado pelo Brig. Egito, Comandante da III Força Aérea, onde em breves palavras fez menção ao trabalho do Comandante substituído e desejou sucesso ao Comandante substituto.

Na sequência ocorreu a troca de comando na Prefeitura de Aeronáutica de Santa Cruz. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BASC, Cel Oliveira, e nela, o Ten-Cel Marra fez a passagem de comando ao Ten-Cel Carlos, seguindo o mesmo protocolo da passagem de comando em solo, acompanhado anteriormente durante a transmissão de cargo no 1º GAvCa.

Ao final a tropa desfilou em continência aos novos Comandantes e às autoridades, porém apenas ao som do bumbo e do tarol já que o Governo Federal decretou luto oficial pelas mortes de brasileiros no terremoto do Haiti.

O Sentando a Pua gostaria de agradecer mais uma vez ao comando da BASC e ao comando do 1º GAvCa pelo apoio em nosso trabalho. Parabéns ao COMGAR por estar recebendo em seus quadros um profissional com a qualidade do Ten-Cel Lorenzo. Desejamos também muito sucesso ao Ten-Cel Rodrigo e ao Ten-Cel Carlos à frente de seus novos comandados.



imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo

E-mail Grátis

Quer ter um endereço de e-mail personalizado nome@sentandoapua.com.br com 10 Gbytes de armazenamento e tecnologia Google?
Clique aqui e preencha o formulário

Patrono do Site

David Rosal Gabriel
David Rosal Gabriel
04 OUT 1926-08 SET 2005

Artigos + votados

Artigos Top 5

© Copyright 2014 Sentando a Pua - Todos os direitos reservados