Obituário

Prezado internauta

Esta é a versão antiga e desatualizada do Sentando a Pua. Se você chegou até aqui é porque está com o link dos favoritos desatualizado ou então o buscador está desatualizado. Para ver a nova versão do site, clique aqui, ou simplesmente digite www.sentandoapua.com.br

Aproveite para atualizar a lista de seus Favoritos.

Despedida do Veterano Rui

Avaliação: 4.70 (33 Votos)

almoco 1105 10 13 AGO 2013 - O que dizer agora que a voz do 1º Grupo de Aviação de Caça se calou? Foi se apresentar ao eterno Comandante Nero Moura o Veterano Rui Moreira Lima. Aos 94 anos e com 94 missões de guerra, este maranhense de Colinas, saiu da pequena cidade do nordeste para escrever e entrar para a história do Brasil.

festa caca 2011 09 Sempre com um olhar maroto e um sorriso fácil, o Veterano Rui, cativava a todos que o cercavam. Não havia quem não parasse para ouvir seus "causos". Alias, como gostava de palestrar o velho brigadeiro! Seus discursos eram recheados de conhecimentos e sabedoria, dono de uma invejável memória, falava sem titubear sobre estatísticas do Brasil na guerra, citava datas e nomes com enorme facilidade. Conversar com o Veterano Rui era passear pela história do Brasil.

A paixão pela Aeronáutica faiscava em seus olhos. Durante as solenidades comandava com todo garbo aquela tropa de senhores grisalhos que junto com ele estiveram na Campanha da Itália. Ouso dizer, que o Veterno Rui, depois do Patrono Mero Moura, foi aquele que mais encarnou o espírito do 1º GAvCa. Defensor ferrenho da história desta unidade na segunda guerra mundial, brindou-nos com o livro Senta a Pua!, que conta toda a saga da FAB desde o treinamento no Panamá até a volta ao Brasil um ano e meio depois. Mais tarde, seu livro serviu de inspiração e linha mestra para o diretor e cineasta Erik de Castro produzir o documentário de mesmo nome. Sua vitalidade era tão grande, que no final de 2011, ao lançar a 3ª edição do livro Senta a Pua!, apesar de debilitado assinou dezenas de exemplares, e só parou por ter sido "expulso" da livraria que prorrogou o horário até que o último da fila tivesse o privilégio de receber umas palavras de carinho.

Além deste legado, ele incorporou o grito de guerra Senta a Pua! no 1ª Grupo de Caça, introduziu o Adelphi como saudação, e ainda ajudou na composição de dois clássicos do cancioneiro da caça: o Carnaval em Veneza e a Ópera do Danilo. Esta última, todo ano encenada na Base Aérea de Santa Cruz, por ocasião da semana da caça. O ponto alto da Ópera eram as "broncas" e "interrupções" do Veterano Rui. Era quase uma tradição esperar estes comentários e todos caírem na gargalhada com as "críticas". A outra tradição ansiosamente esperada era a Oração de São Quiricálio, rezada com toda contrição pelo Rui durante o picadinho Jesus Tá Chamando, e acompanhada com toda atenção e solenidade que o ato exigia. Jamais foi possível registra-la, pois todo aquele que tentou viu sua gravação ser toda perdida por força do poder do santo.

A última vez que estive com ele foi em seu aniversário, dia 12 de junho, apesar de estar debilitado pelo AVC sofrido, e com alguma dificuldade de falar, teve aquele lampejo do velho guerreiro ao dar uma sonora "bronca" no seu filho Pedro Luiz que havia lhe perguntado se lembrava de mim: "É claro que eu sei quem é o Luis Gabriel! Acha que eu tô gagá?". Todos demos uma sonora gargalhada e vimos que apesar do corpo estar combalido, sua cabeça ainda estava "bem Rui".

DSC01186a Hoje estamos enlutados pela perda do amigo e herói que por tanto tempo compartilhou conosco sua sabedoria, porém, lá no céu a partir de hoje tem festa todo dia! Rui, assim que pousar o D-4, este birrento, e reencontrar e abraçar todos aqueles Avestruzes Guerreiros que aprendemos a amar e a respeitar, dá um pulinho lá no Supply e fala para o velho David que estou com muita saudade, e que quem sabe um dia estarei por aí com vocês para juntos cantarmos o Carnaval em Veneza, a Ópera do Danilo e darmos boas gargalhadas. Vai com Deus meu amigo, um grande ADELPHI! e SENTA A PUA!

E-mail Grátis

Quer ter um endereço de e-mail personalizado nome@sentandoapua.com.br com 10 Gbytes de armazenamento e tecnologia Google?
Clique aqui e preencha o formulário

Patrono do Site

David Rosal Gabriel
David Rosal Gabriel
04 OUT 1926-08 SET 2005

Artigos + votados

Artigos Top 5

© Copyright 2017 Sentando a Pua - Todos os direitos reservados