Obituário

Prezado internauta

Esta é a versão antiga e desatualizada do Sentando a Pua. Se você chegou até aqui é porque está com o link dos favoritos desatualizado ou então o buscador está desatualizado. Para ver a nova versão do site, clique aqui, ou simplesmente digite www.sentandoapua.com.br

Aproveite para atualizar a lista de seus Favoritos.

70 anos do 1º GAvCa

Avaliação: 4.94 (17 Votos)

Detalhe da placa que foi entregue aos Veteranos como homenagem pela passagem do septuagésimo aniversário da unidade. Foto: Luis Gabriel Foi comemorado ontem na Base Aérea de Santa Cruz, o 70º aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça. Unidade nascida em combate, foi a nossa representante nos céus da Europa durante a Campanha da Itália, e conquistou com louvor um lugar de destaque dentre as unidades aliadas naquele Teatro de Operações.

A mais tradicional unidade de caça da Força Aérea Brasileira fez mais uma aniversário, mas o que deveria ser um dia de festa, foi também um dia de recordação, já que em 2013, os três últimos pilotos da FAB que combateram na Campanha da Itália, Veteranos Meira, Rui e Miranda Correia, alçaram seu último vôo e foram se juntar ao eterno comandante Nero Moura. Dos pilotos que voaram missões de ataque pelo Grupo está vivo apenas o Veterano John Buyers, cujo papel inicial era de Oficial de Ligação entre FAB e USAAF, mas cuja identificação com nossa unidade se tornou tão grande, que ele acabou se voluntariando para voar 22 missões ajudando nosso esforço de guerra. Hoje ele vive tranquilamente com seus familiares no nordeste do Brasil.


Os Veteranos receberam a homenagem das mãos do Ministro da Defesa, Celso Amorim, e do Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Juniti Saito. Foto: Luis Gabriel A solenidade militar teve o reconhecimento de praças e oficiais que se destacaram ao longo de 2013. Em seguida foi a vez do comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, Ten Cel Almeida, fazer uma breve explanação alusiva à data comemorativa, e chamar nominalente cada um dos Veteranos presentes para receberem das mãos do Ministro da Defesa, Celso Amorim, uma singela homenagem. Em frente à tropa e diante do palanque, os sete Veteranos deixaram a todos muito emocionados, e muitos não conseguiram conter as lágrimas. Aqueles senhores octagenários  e nonagenários receberam palavras de cumprimento do ministro pelo sofrimento e serviços prestados a Pátria em terras estrangeiras. Ao final da homenagem a tropa do 1º GAvCa saudou os Veteranos com o grito de guerra da unidade.



O Comandante da Aeronáutica tomou a palavra e agradeceu em nome de todos os comandados, pela finalização do processo FX-2 com a escolha do caça sueco Gripen NG e pelo apoio nos processo de modernização das demais áreas FAB (patrulha, asas rotativas, transporte e etc.). Além das palavras do brigadeiro Saito, o ministro Celso Amorim recebeu um cachecol e um crash helmet como homenagem de toda a caça brasileira.

Em suas palavras, o ministro Celso Amorim ressaltou a atuação do 1º GAvCa na segunda guerra mundial, e falou também sobre a importância da modernização das Forças Armadas para defender a soberania de nosso País.

Os caças F-5EM participando do desfile militar. Foto: Luis Gabriel Como de costume, a cerimônia militar foi encerrada com o desfile militar da tropa ao som de canções militares como o Carnaval em Veneza, Hino dos Aviadores, Canção do Expedicionário e dobrados marciais, além do sobrevôo dos caças F-5EM do 1º GAvCa e A-1 do 1º/16º GAV.

O Comando da BASC convidou a todos para um almoço de confraternização entre a nova geração e os antigos integrantes do 1º Grupoi de Aviação de Caça. O brigadeiro Lauro Ney Menezes, ex-Presidente da ABRA-PC, fechou o almoço com um sonoro ADELPHI para brindar mais um ano de vida do 1º GAvCa. SENTA A PUA! BRASIL!

 

imagem001Clique aqui para ver o álbum de fotos do evento

E-mail Grátis

Quer ter um endereço de e-mail personalizado nome@sentandoapua.com.br com 10 Gbytes de armazenamento e tecnologia Google?
Clique aqui e preencha o formulário

Patrono do Site

David Rosal Gabriel
David Rosal Gabriel
04 OUT 1926-08 SET 2005

Artigos + votados

Artigos Top 5

© Copyright 2017 Sentando a Pua - Todos os direitos reservados