Quinta, 18 de Abril de 2024

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Dionysio Cerqueira de Taunay

Dionysio Cerqueira de Taunay
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Taunay
Patente/Registro Major / N/D
Nascimento 05/07/1913, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento 01/03/1959, Caravelas (BA) - Brasil
Função Oficial de Ligação da FAB com a USAAF
Promoções N/D
Condecorações Medalha de Serviço Militar (Ouro-30 anos), Medalha Mérito Aeronáutico (Grau de Comendador), Medalha da Campanha do Atlântico Sul, Medalha Cruz de Aviação Fita A, Medalha Cruz de Aviação - Fita B - 3 Estrelas, Medalha da Campanha da Itália, Medalha Estrela Negra da União Francesa e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento N/D
Família Casou-se com a Sra. Mirtes e tiveram 3 filhos: Dionísio, Cristina e Claudio

História

Realizou o curso de Estado-Maior em Fort Leavenworth, USAAF, em 1945/46. De volta ao Brasil, foi para a ECEMAR fazer o Curso Superior de Comando, após o qual, permaneceu como instrutor por mais de 3 anos. Em 1950 foi classificado no Estado-Maior da Aeronáutica (2ª Seção). Criado o Comando de Transporte Aéreo (COMTA), em 1951, foi seu primeiro chefe de Estado-Maior. No CAN (Correio Aéreo Nacional) voou as aeronaves Douglas C-47 e Curtiss Comando C-46. Em 1953 comandou a Base Aérea de Belém, sede do 1º/2º Grupo de Aviação de Patrulha equipado com aeronaves PBY-5 e PBY-5A – Catalina (hidroavião e anfíbio), que além de Unidade de Patrulha era responsável pelo Correio da Fronteira da Amazônia. Em função de sua experiência operacional durante a guerra, muito contribuiu para o rendimento do treinamento realizado naquela Unidade. Foi nomeado Adido Aeronáutico em Caracas, Venezuela e, posteriormente, oficial da Comissão Militar Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos (CMMDBEU), com sede em Washington (DC), nos Estados Unidos. Com o chamado Acordo de Noronha, o Brasil recebeu diversas aeronaves para equipar suas Unidades Aéreas. Para o cumprimento de Missões de Patrulha, o 1º/7º GAv sediado na Base Aérea de Salvador recebeu 14 aeronaves Lockheed PSV-5 (Netuno). No Posto de Coronel Aviador foi nomeado Comandante da Base Aérea de Salvador, e responsabilidade pela implantação das novas aeronaves de Patrulha. Antes de assumir seu novo Comando participou do treinamento das equipagens do 1º/7º GAv no curso que iriam realizar na Marinha Americana (US NAVY) nas Bases Aéreas de Corpus Christi – Texas (Treinamento Básico em aeronaves P2V-2, P2V-3 e P2V-4), na Base Aérea de Jacksonville – Flórida (Treinamento Operacional em aeronaves P2V-5 F em um Esquadrão de emprego da US NAVY), e Treinamento de Táticas de Emprego da Aviação de Patrulha na Base Aérea de Norfolk – Virgínia. Com um tempo total de 4 meses nesse treinamento. Terminado o treinamento, o Coronel TAUNAY apresentou-se em Washington DC às autoridades brasileiras com os integrantes do 1º/7º GAv pelo fim da missão realizada na US NAVY, e seguindo após para Fresno – Califórnia onde seria concluído o recebimento dos primeiros P-15 que estavam sendo revisionados na Grand Central Aircraft Corporation e fazer seu translado de Fresno-CA para o Brasil comandando a primeira Esquadrilha tendo saído de Fresno – Califórnia em 17/12/58 chegando à Base Aérea de Salvador em 31/12/58. Em 01/03/59 em viagem do Rio de Janeiro com destino a Salvador, juntamente com sua esposa e dois filhos, para assumir o Comando da Base Aérea a aeronave do Gabinete do Ministro que conduzia o Coronel Aviador Dionysio Cerqueira de TAUNAY sofreu um grave acidente nas proximidades de Caravelas (Bahia) não tendo havido nenhum sobrevivente.

O Capitão Aviador TAUNAY, voou 67 missões de Patrulha em aeronaves Hudson A-28A e Catalinas PBY-5. Seu batismo de fogo ocorreu no dia 30 de outubro de 1943 quando fazia uma missão de cobertura aérea de comboio voando uma avião Catalina PBY-5. Ao avistar um submarino, ao largo de Cabo Frio, realizou ataque com bombas de profundidade e tiros de metralhadora, tendo enfrentado reação anti-aérea. O Catalina foi atingido no motor, na fuselagem e na empenagem, sendo obrigado a embandeirar a hélice direita.