Quinta, 18 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (174 Votes)

Gilberto Affonso Ferreira Paiva

Gilberto Affonso Ferreira Paiva
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Paiva
Patente/Registro 3º Sargento / B-454
Nascimento 20/08/1917, Palmares (PE) - Brasil
Falecimento 30/12/2010, Recife (PE) - Brasil
Função Mecânico do Avião P-47 do comandante Nero Moura
Promoções Em 24 Fev 45, promovido a 2º Sargento
Condecorações Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Mérito Santos Dumont, Mérito Marechal Mascarenhas de Moraes (FEB), Mérito da Aeronáutica, Medalha Militar Bronze por 10 anos de bons serviços, Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Panamá, Suffolk e Itália
Família Casou-se com Maria Carmen Lins e tiveram 03 filhos; Paulo Jorge (economista), Luiz Felipe (economista) e Eduardo Augusto (administração de empresas). Tem 03 netos e uma neta. Luiz Henrique, Thiago, Maristela, e João Felipe.

História

Ao regressar ao Brasil, foi destacado para Base Aérea de Santa Cruz, onde foi promovido a 1º Sargento, desempenhando a função de Mecânico Chefe de Linha. Mais tarde foi transferido para a Base Aérea do Galeão, para o 1º Grupo de Transporte. Em 1952, foi promovido por Decreto ao Posto de 2º Tenente Especialista em Aviação, e transferido para o centro de treinamento de quadrimotores B-17. Servindo na Base Aérea do Recife. Posteriormente, esse Grupo passou a ser o 6º Grupo de Aviação, tendo servido nele por 12 anos até sua promoção a Capitão e reforma. Fez mais de 5 mil horas de vôo, inclusive em Busca e Salvamento assim como o Correio ao SUEZ. Após sua reforma, formou-se como Advogado tendo exercido várias funções inclusive como Juiz do Trabalho. Também completou o curso em Ciências Sociais e foi professor nessa matéria durante vários anos. É o Autor de vários livros e trabalhos de pesquisa históricas inclusive, o livro "Lembranças e Relatos de Um Veterano do 1º Grupo de Caça".

Assumiu a manutenção do P-47 do Comandante após o regresso ao Brasil do Sargento Paulo Silva.