Terça, 16 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (174 Votes)

Pedro de Lima Mendes

Pedro de Lima Mendes
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Lima Mendes
Patente/Registro 2º Tenente Aviador / BO-519
Nascimento 30/06/1920, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento 31/07/1946, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções N/D
Condecorações Medalha da Campanha da Itália. Cruz de Aviação Fita A com Palma. La Croix de Guerre Avec Palme (França). Distinguished Flying Cross. Air Medal com Palma.Campanha da Itália e Presidential Unit Citation (EUA). Medalha do Atlântico Sul
Treinamento Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho único do Cel. Augusto de Lima Mendes e da Sra. Candelária de Lima Mendes

História

Ao regressar ao Brasil, foi ser Instrutor de vôo na Base Aérea de Santa Cruz. Foi um dos Oficiais mais brilhantes que passaram pelo 1º Grupo de Caça. No dia 31 de Julho de 1946, às 16:00 horas, ao executar uma manobra de pouso na cabeceira da Pista Norte da Base Aérea de Santa Cruz, sofreu um choque no ar provocado involuntariamente pelo seu Ala. Não conseguiu abandonar o avião. A capota ficou presa. Teve morte instantânea quando o seu avião chocou-se ao solo. Hoje na Base Aérea de Santa Cruz existe, em sua homenagem, um pedestal portando seu busto em bronze e havendo próximo um avião P-47, como monumento à sua memória. Outro tributo a este exímio piloto está na bolacha do 2º/1º GAvCa, Esquadrão Pif-Paf. Na bolacha está representado o P-47 de Lima Mendes durante a Campanha da Itália, o C-5, e o lema ROMPE MATO faz referência também ao C-5, pois durante a guerra o Ten Lima Mendes chamava seu avião por este nome, homenagem à famosa entidade da umbanda, o Caboclo Rompe Mato, que segundo Lima Mendes era o seu protetor durante as missões de combate.

Piloto de Combate da esquadrilha azul, tendo completado 95 missões de combate. Sua primeira missão foi em 11 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em Tarquínia, logo assim que o grupo chegou, tomou para si a incumbência de pintar na carenagem de todos aviões P-47, o emblema "SENTA A PÚA". Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.