Quinta, 18 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (174 Votes)

Theobaldo Antonio Kopp

Theobaldo Antonio Kopp
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Kopp
Patente/Registro 1º Tenente Aviador / BO-307
Nascimento 28/05/1917, Curitiba (PR) - Brasil
Falecimento 16/09/1996, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções Em 07 Mar 45, promovido a Capitão
Condecorações Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Cruz de Aviação fita A com uma estrelas, Mérito Santos Dumont, Distinguished Flying Cross (EUA) com uma palma, Distinguished Flying Cross (Inglaterra), Air Medal com duas palma (EUA), Presidential Unit Citation (EUA) e Nero Moura.
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho do Sr. Paulo Kopp e da Sra. Adelaide Haver Kopp. Casou-se com a Sra. Yvonne Muniz Freire e tiveram uma filha: Astrid, nascida em 04 de Janeiro de 1948, que lhes deu dois netos: Fabio e Eduardo.

História

Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB como Instrutor de Piloto de Caça na Base Aérea de Santa Cruz. De 1946 à 1949, freqüentou a Escola Técnica do Exército, e IME, sendo graduado em engenharia de comunicações. Serviu na Diretoria de Rotas Aéreas, Adjunto da Comissão Aeronáutica Brasileira nos Estados Unidos, em Washington DC (EUA) e Representante do Brasil no Conselho Permanente da Organização Internacional de Aviação Civil, (ICAO) em Montreal, Canadá. Subcomandante da Base Aérea de Santa Cruz. Comandante do 1º Esquadrão de Controle e Alarme (ECA). Centro Técnico da Aeronáutica em São José dos Campos, SP. Foi reformado no Posto de Brigadeiro do Ar. Após a reforma, foi ser Chefe de Manutenção da Cia Lloyd Aéreo Nacional. Foi um dos organizadores no Rio de Janeiro, RJ, da Transportes e Valores Brink's e Membro do seu conselho Fiscal até 1996, Diretor Técnico na Fundação da CETEL, CIA Estadual de Telefones do Rio de Janeiro, RJ. Entre 1970 e 1973, foi Diretor Presidente da CETEL, entre 1974 e 1986 foi Diretor Presidente da TELEMIG -Telecomunicações de Minas Gerais.

Piloto de Combate e Comandante de esquadrilha vermelha, tendo completado 58 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 11 Nov 44. Na sua 58ªmissão, em 07 Mar 45, foi abatido pela Flak inimiga e pulou de pára-quedas sobre território inimigo, caindo 5 milhas a sudoeste de Suzzara, próximo à pequena vila de San Bernardino, numa fazenda chamada "Fondo Rustica". Foi escondido e protegido pelos partisanos da S.A.P. (Squadre di Azione Patriottica) até sua libertação pelo avanço aliado. Um detalhe curioso é que uma das metralhadoras .50 do avião do Kopp foi resgatada e levada para os partisanos utilizarem nas montanhas para combater os alemães (segundo dados fornecidos pelo historiador italiano Michele Becchi). Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.