galeria do PV-1
Ficha Técnica
Fabricante | Lockheed Aircraft Company |
Modelo | PV-1 Ventura |
Ano Entrada Serviço | 1942 |
Produzidos | 2.335 |
Motor | Dois Pratt & Whitney R-2800-31 radiais a pistão com 2.000 hp cada. |
Envergadura | 19,96 m |
Comprimento | 15,77 m |
Altura | 3,63 m |
Área da Asa | 51,19 m² |
Peso Vazio | 7.538 kg |
Peso Máximo | 11.599 kg |
Tripulação | 5 |
Armamento | Duas metralhadoras .50 localizadas no nariz, duas outras na torre dorsal, duas .30 na torre ventral e capacidade para até 1.120 Kg de bombas, cargas de profundidade e um torpedo. |
Velocidade Máxima | 518 km/h |
Velocidade Cruzeiro | n/d |
Teto | 8.000 m |
Alcance | 2.672 km |
História
O sucesso inicial da Lockheed Company com o bombardeiro médio "Hudson" (derivado do projeto do Super Electra Modelo 14) utilizado pela RAF (Royal Air Force), fez com que a empresa apresentasse uma proposta para uma versão especializada em bombardeio e reconhecimento baseada no Lodestar Modelo 18. O novo avião foi designado pela Lockheed de Modelo 37, e, após um breve período de testes, a RAF encomendou 675 deles batizando-os de Ventura. Eles eram maiores e mais pesados, carregavam mais bombas e possuiam melhor armamento que o "Hudson", entrando em serviço na RAF em 3 de Novembro de 1942. Rapidamente suas limitações como bombardeiro diurno vieram a tona assim que um grande número deles foi abatido por fogo inimigo. Foram adaptados para operarem no Comando Costeiro da RAF em missões de defesa, e mais da metade das encomendas originais foi cancelada.
Esse excedente foi comprado pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos e designado como B-34 e B-37, sendo engajados como avião de patrulha marítima. A Marinha americana também fez uma encomenda e as primeiras aeronaves foram batizadas de PV-1 Ventura. Em Junho de 1943, a Marinha encomendou uma versão de longo alcance levemente modificada, se tornando no PV-2 Harpoon. Pelo menos 2.100 Venturas e Harpoons (versão naval) foram entregues antes do fim da guerra e mais 900 após. Principalmente os Venturas foram entregues à um grande número de nações incluindo Brasil, França e todas as nações do Commonwealth.
PV-1s e PV-2s combateram no teatro do Pacífico e serviram no US Naval Reserve até o fim dos anos 40. Alguns modelos excedentes foram fornecidos á nações como Itália, Japão, Holanda, Portugal e Peru. Alguns poucos foram convertidos em transporte civil VIP pela Howard Aero Services nos Estados Unidos, e outros em avião pulverizador de lavouras.
fontes: Warbird Alley, Naval History of WW2