Terça, 16 de Abril de 2024
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P-12 em três vistas
imagem001 galeria do P-12

 

 

Ficha Técnica

Fabricante Boeing Airplane Company
Modelo P-12
Ano Entrada Serviço 1928
Produzidos n/d
Motor Um Pratt & Whitney R-1340B Wasp com 450hp
Envergadura 9,14 m
Comprimento 8,55 m
Altura n/d
Área da Asa n/d
Peso Vazio n/d
Peso Máximo 981 kg
Tripulação 1
Armamento Duas metralhadoras .30
Velocidade Máxima 286 km/h
Velocidade Cruzeiro 241 km/h
Teto 7.986 m
Alcance 1.086 km

 

História

No início de 1928, a Boeing construiu dois novos caças biplanos utilizando-se de tubos de alumínio aparafusados como estrutura interna ao invés da tradicional estrutura de aço soldada. Nas versões derradeiras o alumínio passou a revestir a fusalagem no lugar do tecido ou madeira.

O Modelo 83, projetado para a US Navy, possuía um gancho para que pudesse aterrisar em porta-aviões. Sua versão de série foi designado F4B. O Modelo 89, construído para o Exército dos EUA e denominado P-12, apresentava um cabide ventral que podia carregar uma bomba de 500 lb (186 Kg).

As Forças Armadas dos EUA compraram 586 desses caças em diferentes versões. O primeiro modelo foi entregue ao Capitão Ira C. Eaker do Army Air Corps (Força Aérea do Exército Americano) em 26 de fevereiro de 1929 para uma apresentação nos moldes da política de boa vizinhança na América Central. Mais tarde, o Brasil se tornaria um cliente desses caças.

A Boeing construiu quatro versões comerciais do modelo; o U.S. Bureau of Air Commerce, precursor da Federal Aviation Agency - a agência reguladora da aviação civil americana, equivalente ao DAC brasileiro - comprou um, e Howard Hughes comprou uma versão biplace.

fontes: The Boeing Company