Terça, 16 de Abril de 2024

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Ficha Técnica

Fabricante Lockheed Aircraft Company
Modelo A-28 Hudson
Ano Entrada Serviço 1939
Produzidos 2.000 (estimado)
Motor Dois Wright Cyclone GR-1820-G205A radiais a pistão de 1.200 hp cada.
Envergadura 19,98 m
Comprimento 13,50 m
Altura 3,32 m
Área da Asa n/d
Peso Vazio 5.276 kg
Peso Máximo 7.938 kg
Tripulação 6
Armamento Sete metralhadoras .30 (nariz, torre dorsal e cauda) e 597Kg de bombas
Velocidade Máxima 357 km/h
Velocidade Cruzeiro n/d
Teto 6.401 m
Alcance 3.154 km

 

História

Designação da RAF (Royal Air Force) para os A-28 e A-29. O "Hudson" foi a versão militar do Lockheed 14 Super Electra. Não se mostrou apropriado como bombardeiro médio, mas foi utilizado em grande número como avião ASW (anti-submarine war). O "Hudson" foi uma encomenda de guerra do governo britânico, e, mais tarde, utilizado nas linhas de abastecimento do Commonwealth (Comunidade Britânica - associação de 54 ex-colônias britânicas tais como Austrália e Canadá) e em outros serviços. A família de aviões desenvolvida a partir do Electra foi desde o Hudson, Lodestar e Ventura até o Harpoon. O Super Electra voou pela primeira vez em 1937 e era muito popular entre as companhias aéreas , sendo que o milionário e aviador Howard Huges deu a volta ao mundo em 1938 num deles. A produção do "Hudson" alcançou 2.941 unidades em quatorze versões.

 

fontes: Fleet Air Arm Archive Index of British Naval Aviation (História), Naval History of WW2 e o livro "Story of The Bomber 1914 - 1945, The" por Bryan Cooper; Octopus Books - ISBN 0 70640410 6