Terça, 16 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (174 Votes)

Nero Moura

Nero Moura
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Nero
Patente/Registro Tenente-Coronel Aviador / BO-320
Nascimento 30/01/1910, Cachoeira do Sul (RS) - Brasil
Falecimento 17/12/1994, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função Comandante do Grupo
Promoções N/D
Condecorações Medalha Militar, Ordem do Mérito Aeronáutico, Cruz de Aviação com 3 Estrelas, Campanha da Itália e Campanha do Atlântico Sul. Air Medal with 3 clusters, Distinguished Flying Cross, Bronze Star e Ordem do Mérito Aeronáutico (EUA). Cruz de Aviação e Légion D'Honneur (França), mais uma medalha chilena, uma polonesa e outra paraguaia
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho do Sr. Gilberto Moura e D. Maria Emília Marques Moura, que tiveram mais quatro filhos além de Nero, Osmar (integrou a FEB como Major), Alzira, Odette e Danilo (também do 1º GAvCa)

História

Em 04 SET 1945, como Tenente Coronel, foi designado Comandante do Primeiro Regimento de Aviação em Santa Cruz. Esta função, à época, era mais abrangente do que um comando de Base Aérea. Nero foi preso em 29 OUT 1945 no QG da 3ª Zona Aérea pelo Brigadeiro Sá Earp por afirmar a sua lealdade ao Presidente Getúlio Vargas no golpe que depôs Getúlio. A ele se juntaram seus comandados do 1º Grupo de Caça em solidariedade por sua prisão. Deixou o comando em 08 NOV 1945* Seus feitos em combate durante toda a sua carreira de oficial, permitiram computar legalmente o tempo de serviço necessário à passagem para a reserva, com todos os direitos assegurados e uma experiência de mais de cinco mil horas de vôo. Nero Moura, com trinta e cinco anos de vida, dedicou-se então a aviação civil, tendo sido fundador e organizador da Aerovias Brasil e do Loide Aéreo. Getulio Vargas ao ser eleito para Presidente da República, o convidou para ser Ministro da Aeronáutica em 1951, posto que exerceu até 1954. Devido aos acontecimentos políticos de agosto de 1954, pediu demissão do Ministério da Aeronáutica e voltou a dedicar se às atividades civis. Nero Moura sempre manteve estreita ligação de amizade com todos os seus subordinados da Campanha da Itália, sem qualquer distinção. Após a Revolução de 1964, em solidariedade a alguns desses subordinados que foram proibidos de entrar em unidades militares (Rui, Fortunato e Eudo*), Nero Moura não compareceu mais a nenhuma festividade cívico-militar até o ano de 1979. Sua reprovação silenciosa teve grande influência na revogação deste ato. No dia 22 de abril de 1979, o então Tenente Brigadeiro Délio Jardim de Mattos, Ministro da Aeronáutica foi a sua casa e pessoalmente o convidou e o conduziu a Base Aérea de Santa Cruz, onde junto com todos os seus companheiros, foi reverenciado e assistiu as solenidades do Dia da Caça. Nessa ocasião, questionado pelo Ministro sobre a ausência de suas condecorações, respondeu: "Esqueceram no Mérito Aeronáutico de incluir alguns de nós. E a Esquadrilha de Ligação e Observação está esquecida. Não faz sentido usá-las". O Ministro então repara a injustiça. As tradicionais e concorridas reuniões mensais em sua residência no Bairro de Copacabana no Rio de Janeiro continuaram acontecendo até o fim de sua vida.

Texto extraído da página da ABRA-PC
*Texto incluído pelo autor

Comandante do Grupo de Caça, tendo realizado 62 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 04 NOV de 1944 e sua última em 01 MAI 1945. Em 18 Jun 1945, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil. Hoje seus restos mortais estão repousando no Memorial Senta a Púa, na Base Aérea de Santa Cruz - Rio de Janeiro (RJ).