Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Ovídio Alves Beraldo

Ovídio Alves Beraldo
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Beraldo
Patente/Registro Major Intendente / BO-4082
Nascimento 22/07/1902, Taubaté (SP) - Brasil
Falecimento 17/10/1978, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função Chefe do Serviço de Intendência
Promoções N/D
Condecorações Campanha da Itália, Campanha do Atlântico Sul, Medalha Militar de ouro e passador de platina com 4 estrelas, Cruz de Aviação Fita B, Mérito Santos-Dumont, Mérito Aeronáutico, Medalha do Pacificador, Ordem Nacional do Mérito (Paraguai), Medalha de Ouro San Martin (Argentina) e Presidential Unit Citation (EUA).
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família Casou-se com a Sra. Alcina Ribeiro Beraldo, tiveram 4 filhos: Wayr Augusto (Engenheiro), Nylze (Contadora), Iná (Contadora) e Kenio Alcyr (Cel. Intendente da FAB).

História

Em 07 Jan 45, regressou para o Brasil. Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB, foi Oficial de Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Brig. Nero Moura, foi Diretor Geral de Intendência, Diretor do DCI, chefe do serviço de intendência da DIRMAB, sub-diretor de provisões de intendência, sub-diretor de finanças e chefe do Gabinete da Direção Geral de Intendência. Foi transferido para a reserva remunerada no Posto de Ten. Brigadeiro Intendente em 15 JAN 1962. Durante o período pós-guerra foi também instrutor na Escola de Aeronáutica dos Afonsos, na ECEMAR e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais de Cumbica (SP). Na vida civil foi professor da cadeira de Administração da Universidade Federal da Guanabara (atual UFRJ).

Ovídio sentou praça no Exército em 29 NOV 1920, no posto de Capitão foi Oficial de Gabinete do Ministro da Guerra, Gen. Eurico Gaspar Dutra. Em 1942 foi transferido para a recém-criada Aeronáutica ainda como capitão.