Sábado, 18 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (9 Votes)

Imagem:Arquivo Histórico do Exército

desembarque feb 7 20150218 1424330646
Soldados brasileiros da FEB desembarcam na Itália em 1944

 

Rio de Janeiro, 16 de Julho de 2004.

Realizou-se no dia 16 de julho de 2004, na sede do Clube Militar do Rio de Janeiro, a Sessão Solene Comemorativa do 60º aniversário do Desembarque do 1º Escalão da FEB na Itália e do 41º aniversário de fundação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - ANVFEB.

Presidida pelo Veterano Sérgio Gomes Pereira, Presidente da Direção Central da ANVFEB, a Sessão contou ainda na mesa, com os seguintes convidados: Veterano Cesar Montagna de Souza (Presidente do Conselho Deliberativo da ANVFEB), General-de-Exército Luiz Gonzaga Schroeder Lessa (Presidente do Clube Militar), General-de-Exército Manoel Luiz Valdevez Castro (Comandante Militar do Leste), General-de-Brigada Ronald Silva Marques (Chefe do Gabinete do Comando Militar do Leste), General-de-Brigada Jorge Alberto Duardes Boabaid (Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva) e Coronel Luis Paulo Macedo de Carvalho (Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil).

Após os convidados tomarem seus lugares na mesa, a Sessão foi aberta com o Canto do Hino Nacional, executado pela Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas.

A cerimônia prosseguiu com a Outorga da Medalha Mascarenhas de Moraes para 25 personalidades, dentre elas o Veterano David Rosal Gabriel, criador do Sentando a Pua. A Medalha foi criada pela ANVFEB em 14 de agosto de 1969 para homenagear de forma permanente, objetiva e condigna, pessoas físicas e jurídicas, que tenham prestado significativos serviços à FEB ou que venham prestar relevantes serviços à Associação ou à classe por ela assistida.

Foram agraciadas as seguintes personalidades:
- Gen Bda Ronald Silva Marques
- Gen Bda Jorge Alberto Duardes Bobaid
- Cel Méd Carlos José Vaz da Silva
- Cel Paulo Roberto Vilela Antunes
- Cel Ézil Eduardo Costa
- Cel Benedito Domício Ferrari
- Ten Cel Alairto Almeida Callai
- Ten Cel Carlos José Ignácio
- Ten Cel Jorge Fernando do Nascimento
- Ten Cel Carlos Jorge Jorge da Costa
- Ten Cel Décio Luiz de Oliveira Pinto
- Maj Paulo Sérgio Arcanjo Nogueira
- Maj Jorge José Góes da Silva
- Maj Claudio Vasconcelos Plenamente
- Cap Sergio Maron Chiarelli
- Cap Victor Canongia Moura
- Cap Thales da Mota de Alencar
- Cap Edésio Cesar Farias dos Santos
- Cap Alberto Monteiro de Oliveira Jr.
- 2º Ten Aldeir Câmara Levandoski
- Sub Ten Carlos Augusto Freitas
- 1º Sgt Marcelo Daemon
- Veterano David Rosal Gabriel
- Estandarte da Assoc. dos Ex-Alunos do CPOR-RJ
- Sr. Gerald Goldstein

 

Após o agraciamento, o Gen Bda Ronald Silva Marques agradeceu em nome de todos os homenageados e passou a palavra ao Veterano Sergio Gomes Pereira que anunciou os membros da ANVFEB para o biênio 2004/2005. O Cel. Luis Paulo Macedo de Carvalho falou para o público sobre a participação brasileira na Segunda Guerra, seus prós e seus contras para o Brasil.

O Veterano Sergio Gomes Pereira agradeceu ao Pres. do Clube Militar, o Gen. Lessa, pela permissão em ceder o Clube para o evento. O Gen Ex Manoel Luiz Valdevez Castro citou a emoção de participar desta sessão e todos cantaram a Canção do Expedicionário, ao som da Banda do 1º Batalhão de Guarda. Finalizando o evento corneteiro do 1º BG executou o Toque de Silêncio, em homenagem aos mortos da FEB, num momento carregado de muita emoção. Na sequência, a ANVFEB ofereceu um coquetel para todos os presentes.

 

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo