Quarta, 22 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (5 Votes)

Imagem:Luis Gabriel

aniversario gavca 2004 7 20150218 1491177756
Veteranos, atuais membros do Grupo de Caça e convidados cantam 'Parabéns prá você' em homenagem ao 61º aniversário do Grupo de Caça. - Base Aérea de Santa Cruz. Em destaque o Brigadeiro Rui Moreira Lima (blazer escuro), o Veterano David Gabriel (camisa quadriculada) e o Tenente-Coronel Osmar Lootens Machado (macacão de vôo), atual comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça

 

Rio de Janeiro, 17 de Dezembro de 2004.

Realizou-se nesta manhã, na Base Aérea de Santa Cruz, a 61ª festa de aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça. Além de militares e civis convidados, estavam presentes os pilotos Veteranos RUI Moreira Lima, José Rebelo MEIRA de Vasconcelos, José Carlos de MIRANDA CORRÊA e Hélio Carlos COX, os Veteranos David, Gugu, Newton "Camburão", Osias, Marinho, Varela, Ferreirinha, Areinha, Moutinho, Alvarenga, Pedemonte, Missagia, Assis, Joãozinho e Perdigão (1ª ELO), além das esposas dos Veteranos Marinho, Ferreirinha, Moutinho e Missagia, os filhos dos Veteranos Josino Maia de ASSIS, David e Varela, e o neto do Veterano Theobaldo Antonio KOPP.

A cerimônia começou com a leitura da biografia do Brig. Nero Moura e a colocação de uma coroa de flores sobre o seu túmulo, já que nesta data, 17 DEZ 2004, fazem dez anos de falecimento do eterno comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, seguida por uma Missa, celebrada pelo Capelão Católico da BASC, e acompanhada com muita emoção pelos presentes.

Em seguida o Brig. Rui Moreira Lima convidou todos a dar um sonoro ADELPHI! em homenagem aos companheiros que já não estão mais presentes, não sem antes contar com muito bom humor a história do ADELPHI!. Para fechar, a Banda da Base Aérea de Santa Cruz executou o "Carnaval em Veneza", que foi cantado entusiasticamente pelas pessoas que ali estavam.

A festividade prosseguiu no Pátio Oeste da BASC com a realização da Solenidade Militar. O Brig. Rui Moreira Lima passou a tropa em revista, alguns praças receberam condecorações por 5, 10, 15 e 20 anos de bons serviços prestados e houve finalmente o desfile da tropa em continência às autoridades presentes. Um show a parte foi dado por quatro pilotos do Grupo que estavam fazendo seu último vôo na Unidade e tiraram o fôlego da platéia com suas passagens sobre a BASC.

Enquanto os convidados eram deslocados para o Coquetel no Cassino dos Oficiais, os quatro pilotos eram homenageado na linha de vôo por seus antigos companheiros. A cerimônia foi pequena mas com forte emoção. Estiveram presentes ainda os pilotos Veteranos RUI Moreira Lima e José Rebelo de MEIRA Vasconcelos.

Após o Coquetel, todos os Veteranos foram convidados a se juntar aos pilotos e demais integrantes do 1º Grupo de Caça nas dependências da Unidade, para cortar o bolo de aniversário do Grupo. Nesta ocasião o Veterano Geraldo PERDIGÃO (1ª ELO) entregou ao Comandante do 1º Grupo de Caça, Ten.-Cel.-Av. OSMAR Lootens Machado, uma singela homenagem.

Foram servidas bebidas e canapés e todos os presentes cantaram em uníssono e a plenos pulmões o "Parabéns prá você" em homenagem ao sexagenário mas ainda forte e pujante Grupo de Caça.

Parabéns a todos que participaram da organização desta bela festa, em especial ao Ten. PEDRA, que nos ajudou a cobrir este evento, e aos Comandantes da BASC, Cel.-Av. Carlos Eurico PECLAT dos Santos e do 1º Grupo de Caça Ten.-Cel.-Av. OSMAR Lootens Machado pela especial deferência com que cuidam dos nossos Veteranos.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo