Segunda, 20 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.38 (26 Votes)

Imagem:Luis Gabriel

passagem comando basc 2005 7 20150218 2040709853
Momento em que o Cel.-Av. Carlos Eurico PECLAT dos Santos (esquerda) passa o Comando da Base Aérea de Santa Cruz ao novo Comandante, Cel.-Av. PAULO ÉRICO dos Santos Oliveira (direita), em cerimônia realizada no Pátio Oeste.

 

Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2005.

Em solenidade cercada de muita emoção, o ex-Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Cel.-Av. Carlos Eurico PECLAT dos Santos passou o Comando ao Cel.-Av. PAULO ÉRICO dos Santos Oliveira. Seguindo a tradição de nomes como Lafayette, Pessoa Ramos, Rui Moreira Lima e Paulo Costa, o Cel. PAULO ÉRICO assume a BASC depois de ter sido Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça até o início de 2004.

Entre os ilustres convidados, não podemos deixar de ressaltar a presença incansável dos Veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça. Estavam presentes os pilotos Veteranos RUI Moreira Lima, José Rebelo MEIRA de Vasconcelos e Renato GOULART Pereira, os Veteranos David, Gugu, Newton "Camburão", Osias, Marinho, Varela, Ferreirinha, Moutinho, Alvarenga, Missagia, Joãozinho, Nelson e Perdigão (1ª ELO), além das esposas e filhos dos Veteranos.

A cerimônia começou com o Comandante da Tropa pedindo permissão ao Ten Brig do Ar José AMÉRICO dos Santos (Diretor Geral do DECEA) para dar início à cerimônia militar. Foram convidados, então, a tomar seus lugares no dispositivo, o Cel.-Av. PECLAT, o Cel.-Av. PAULO ERICO e o Maj Brig do Ar Paulo HORTÊNCIO Albuquerque e Silva. Em seguida foi lido o ato de desligamento do Cel.-Av. PECLAT, que falou, muito emocionado, para a tropa e para os convidados por alguns minutos sobre a sua experiência à frente da BASC e nos novos desafios que enfrentará ao cursar a Escola de Guerra Aeronaval.

A seguir foi lido o ato de incorporação ao Comando da BASC do Cel.-Av. PAULO ERICO e realizada a passagem formal do Cargo com a entrega do distintivo da BASC pelo ex-Comandante ao atual. Os dois Coronéis passaram a tropa em revista ao som de marchas militares e posteriormente ambos foram saudados com palavras elogiosas pelo Maj Brig do Ar HORTÊNCIO. A solenidade foi encerrada com o desfile militar da tropa em continência ao novo Comandante da BASC, Cel.-Av. PAULO ERICO.

Vale lembrar que durante toda a cerimônia, quatro aviões A-1 AMX do 1º/16º GAv, dois F-5E TIGER II do 1º/1 GAvCa e dois P-95 Bandeirulha do 4º/7º GAv sobrevoaram o local da formatura e como sempre foram um show à parte, encantando os presentes.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo