Quarta, 22 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

Imagem:Luis Gabriel

caca 2005 7 20150218 1072299590
Busto do Patrono da Aviação de Caça, Nero Moura, exposto no Restaurante do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro durante o almoço comemorativo dos sessenta anos do Dia da Aviação de Caça. Ao fundo, a famosa bolacha do 1º Grupo de Aviação de Caça

 

Rio de Janeiro, 21 de Abril de 2005.

 

Simplesmente fantástica! Essa exclamação traduz bem o que foi este almoço comemorativo do 60º aniversário do dia da Aviação de Caça. Promovido pela ABRA-PC (Associação Brasileira de Pilotos de Caça) e brilhantemente conduzida pelo seu Presidente, o Brigadeiro Lauro Ney Meneses, este almoço foi marcado de momentos alegres e emocionantes. Reuniu cerca de 500 pessoas na sede campestre do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, entre Veteranos, familiares dos Veteranos, a velha e a nova geração de caçadores, e a ilustre presença do Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno.

No primeiro momento marcante do dia, a Diretoria da ABRA-PC entregou a cada um dos Veteranos do 1º Grupo de Caça, um belo relógio com o desenho imortal do avestruz guerreiro no mostrador. Essa cerimônia culminou com uma passagem da Esquadrilha da Fumaça sobre o Clube, que foi abreviada pelas condições meteorológicas adversas.

Em seguida, todos foram convidados a se deslocar para o Restaurante. Já na porta o clima era de comemoração: logo na entrada o Veterano John Buyers, oficial de ligação do 350th, estava vendendo e autografando o seu livro e postais com fotos coloridas do 1º Grupo de Caça. No interior do salão houve a entrega da Medalha Comemorativa dos 60 anos do Dia da Aviação de Caça a todos os Veteranos, e discursaram emocionadamente para uma platéia atenta, o Brigadeiro Meneses, representando a ABRA-PC, e o Brigadeiro Bueno, em nome do Comando da Aeronáutica.

Após o almoço aconteceu o ponto alto da festa. Todos os presentes foram convidados a se reunir próximos ao palco improvisado do lado de fora do Restaurante para poder assistir à Ópera do Danilo. Após o 'Ten. Danilo' pedir permissão ao oficial mais antigo presente, o Veterano Correia Netto, e convidar a Sra. Regina Moura, filha do Ten. Danilo e sobrinha do Ten-Cel. Nero Moura para vir ocupar um lugar na primeira fila, foi iniciada a apresentação. Encenada por militares da Base Aérea de Santa Cruz, a peça contou ainda com a animada presença de vários pilotos de caça, reunidos no coro, e dos Veteranos Rui, Meira e Rocha, sem falar na Banda da Base Aérea de Santa Cruz. Com muita alegria e descontração, os atores-militares agradaram muito ao público que ao final os aplaudiu de pé.

Os Veteranos Rui, Correia Netto e Rocha falaram sobre a emoção de poderem ver como esta nova geração de caçadores mantém viva esta história que retrata um momento ímpar do 1º Grupo de Caça durante sua estada em território italiano. Finalizando este belíssimo encontro, o Veterano Rui convidou a todos para juntos darem um sonoro ADELPHI! para todos aqueles que não mais estão entre nós, mas que sempre estarão em nossas lembranças e em seguida houve o canto do Carnaval em Veneza. Gostaríamos de elogiar novamente esta iniciativa da ABRA-PC, que soube preparar uma festa que fez juz a toda dedicação desses senhores, hoje de cabeças brancas, que há 60 anos atrás escreveram tão bela página da nossa história. Obrigado Veteranos do 1º Grupo de Caça! SENTA A PUA! BRASIL!

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo