Domingo, 19 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.00 (4 Votes)

Imagem:Luis Gabriel

teresopolis 2005 7 20150218 1821253875
Detalhe do Monumento na Praça Senta Pua em Teresópolis (RJ) em homenagem aos Veteranos do 1º Grupo de Caça

 

Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2005.

Aconteceu hoje na Praça Senta a Pua, em Teresópolis (RJ) uma cerimônia cívico-militar, alusiva aos 60 anos do final da 2ª Guerra Mundial. Numa parceria realizada entre a Prefeitura de Teresópolis e do III Comando Aéreo Regional - III COMAR, o evento contou com a participação de autoridades municipais e militares, alunos da rede municipal de ensino, ex-combatentes dos EUA, Bélgica, França e Polônia, ex-combatentes do Batalhão Suez e principalmente dos Veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça e seus familiares. Um bom público também compareceu e pode acompanhar de perto a solenidade.

A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional e do hasteamento das bandeiras. A banda da Base Aérea de Santa Cruz encarregou-se da execução enquanto o coro de crianças das escolas municipais de Teresópolis entoava o hino com muito entusiasmo. Coube ao Brigadeiro Meira hastear o pavilhão nacional e os senhores Roberto Petto, prefeito de Teresópolis e Jacques Oriques de Oliveira, empresário, hastear as bandeiras de Teresópolis e do estado do Rio de Janeiro respectivamente.

Em seguida houve um breve discurso do Prefeito de Teresópolis, Roberto Petto, do Brigadeiro Meira e por fim a leitura da Ordem do Dia da Aeronáutica. Em cada um dos discursos um par de F-5E Tiger da FAB passou rasante sobre a Praça, para delírio dos presentes, especialmente das crianças.

Encerrando o dia festivo, o Sr. Jaques Oriques de Oliveira, proprietário do Hotel Alpina, recepcionou os Veteranos do 1º Grupo de Caça em seu hotel para um almoço de confraternização. Nesta ocasião os Veteranos agraciaram os senhores Roberto Petto e Jaques Oriques de Oliveira com a medalha comemorativa dos 60 anos da Campanha da Itália, sendo que o último ainda recebeu uma placa comemorativa. A nota triste foi que o Veterano Oriel Rodrigues sofreu uma queda ao chegar ao local do almoço e teve que ser internado no Hospital da Força Aérea do Galeão. Lá foi constatada a fratura de fêmur e prontamente operado. Nós do site Sentando a Pua desejamos uma pronta recuperação para ele.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo