Sexta, 17 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (3 Votes)

Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2005 - Foi realizada na Base Aérea de Santa Cruz na última segunda-feira, a comemoração pelos sete anos de existência do 4º/7º GAv, o Esquadrão Cardeal. A cerimônia iniciou-se às 9:00h com culto ecumênico em frente ao monumento do 1o GAE seguido de solenidade militar onde dois membros do esquadrão foram condecorados por destaque ao longo de 2004. Ainda durante a solenidade também foram homenageados veteranos da patrulha que voaram durante a Segunda Guerra. A cerimônia encerrou-se com uma parada militar de todas as unidades da base aérea e passagens rasante de dois P-95A Bandeirulha do 4º/7º GAv. As comemorações prosseguiram com um coquetel no cassino dos oficiais.

Mais novo dentre os esquadrões de patrulha, o Cardeal foi criado em 31 de julho de 1998 em substituição ao 1º GAE (Grupo de Aviação Embarcada) que operava a partir do navio-aeródromo NAel Minas Gerais da Marinha Brasileira. Juntamente com a mudança das unidades foi realizado a troca dos Grumman P-16 Tracker pelos Embraer P-95A Bandeirulha.

No atual momento, o esquadrão prepara-se para receber os novos Lockheed P-3BR Orion que estão sendo modificados na Espanha pela EADS CASA, com entrega da primeira aeronave prevista para abril de 2006. A partir de então, a unidade passará para um novo estágio na aviação de patrulha brasileira voando uma aeronave com capacidade técnica e operacional que em muito superam a atual, podendo ser comparado apenas parcialmente com os anos de operação do P-15 Netuno.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo