Domingo, 19 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (6 Votes)
capa_livro_andrewRIO DE JANEIRO - O Centro Literário do Forte Copacabana realizou nesta noite do dia 20 SET 2007, o seu primeiro evento internacional, o lançamento do livro Cartas do Front, de Andrew Carroll, editado no Brasil pela Editora Zahar.

Contando com a presença de centenas de pessoas que lotaram o Auditório do Museu, dentre eles Veteranos da FEB e da FAB, o evento foi aberto com algumas palavras do criador do Centro Literário do Forte Copacabana. Em seguida foi a vez do editor da versão brasileira do livro, Arthur Ituassú, falar um pouco sobre o projeto de tradução do livro, e da idéia da Editora Zahar, de enxertar na nossa versão as cartas de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e da Força Aérea Brasileira.

O autor norte-americano Andrew Carroll contou parte da experiência vivida por ele ao viajar para 35 países ao redor do mundo para coletar esta coleção de cartas. Contando com a ajuda de uma excelente tradutora, Andrew destacou alguns fatos pitorescos que aconteceram durante suas andanças mundo afora, e leu alguns trechos de cartas contidas no livro.

Emocionou a todos ao ler alguns trechos carregados de muita emoção, outros poéticos, outros com muito medo, e até alguns trechos engraçados. Mas disto tudo, o mais importante, é poder recriar, através dos relatos, uma visão mais humana dos campos de batalha. Mostrar que uma guerra é ganha e perdida por seres humanos, que tem sentimentos como todos nós, que sofrem, choram, riem, tem medo, são bravos, enfim, tem os mesmos defeitos e as mesmas qualidades que qualquer um de nós, porém o destino quis que eles estivessem vivendo uma guerra e dessem o seu testemunho sob a forma de cartas, que nos dão outra perspectiva e dimensão do conflito.

Na seqüência do evento houve a entrega, por parte da Editora Zahar, de exemplares do livro para os colaboradores brasileiros: os Veteranos da FEB Antonio André e Walter da Costa Soares, a neta do Veterano da FEB Luiz de Assis Duque Estrada e da filha do Veterano da FAB Danilo Moura. A Editora Zahar foi brindada pelo Centro de Literatura do Forte Copacabana com um Diploma, e o Autor Andrew Carroll recebeu a medalha Sangue de Heróis outorgada pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, e entregue pela Veterana Elza Cansanção.

O final do evento foi o coquetel de confraternização, realizado na sala de exposições temporárias, em meio à exposição Acervos do Front. Nesta oportunidade, o autor autografou os livros e conversou com os convidados.

Maiores detalhes sobre o livro poderão ser encontrados em http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1031, o preço sugerido para a obra é de R$ 49,00.