Quinta, 23 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (10 Votes)
aniversario gavca 2007 12 20150218 1551261922
Veteranos do 1º GAvCA. Sentados (esq p/ dir): Spínola, Furtado, Correia Netto e Rocha. De pé (esq p/ dir): Cel. Machado, Miranda Correia, Marinho, Osias, Teixeira, Brig. Saito, Guizan, Rui, desconhecido, João Rodriguez, Alvarenga, Meira, Ed e Perdigão (1ª ELO)

19 DEZ 2007 - Quem esteve na BASC hoje pode presenciar uma festa bonita, e diferente daquelas que estamos acostumados. A começar pelo fato de ter conseguido juntar todos os pilotos, que a despeito de seus problemas, principalmente de ordem física, não deixaram de cumprir esta missão com muito orgulho e satisfação.
 
A festa começou com a solenidade de inauguração do Monumento ao AT-26 Xavante. Localizado atrás do Prédio de Comando da BASC, este monumento rende uma singela homenagem a este bravo avião guerreiro que por gerações formou e ainda forma pilotos de caça no Brasil, e que teve uma passagem transitória (1971-1974) pelo 1º Grupo de Caça.

Coube ao Brig. Barros, ex-Comandante da BASC, a honra de descerrar a placa e em seguida ler para o público, os dizeres da placa. O Brig. Barros falou ainda sobre a chegada dos AT-26 na BASC durante seu comando, e pediu que o Cel. Ribeiro comentasse sobre como o 1º Grupo de Caça recebeu estas aeronaves e as operou durante os três anos que lá estiveram.

A BASC fez questão de trazer o maior número de ex-militares que faziam parte do 1º Grupo de Caça naquele período da chegada dos Xavantes, para acompanhar a festa e ver de perto que o avião da Embraer/Aermacchi não foi esquecido.

Ao término da inauguração, fomos convidados ao prédio administrativo do Grupo de Caça. Lá, o Comandante do 1º/1º, Cap. Helmer, e o Comandante do 2º/1º, Cap. Gonçalves, falaram rapidamente sobre suas unidades. O próximo a falar foi o Veterano Miranda Corrêa. Ele fez questão de contar como Nero Moura o convidou, e como se surpreendeu ao saber que os planos de Nero Moura para ele eram o de transforma-lo em Operações do Grupo e não piloto de combate.

O Brig. Rui foi chamado para descerrar uma placa na sala histórica do 1º esquadrão, juntamente com o Brig. Saito. A placa foi colocada acima das fotos dos pilotos que pagaram com a vida o cumprimento do dever. Esta placa traz os seguintes dizeres do Vet. Perdigão: "Ao espírito altivo daqueles que foram voluntários para defender a honra da pátria."

O Veteano Rui escreveu uma dedicatória e assinou o painel representando o seu "D-4" em ação. Na sala do 2º esquadrão foi a vez do Veterano Meira "dar um autógrafo" no painel.

Na sequência, o Brig. Saito fez a entrega da Medalha do Mérito Aeronáutico, ao Armando Nogueira. Este, como encontra-se enfermo, foi representado pelo Sr. Jose Bonifacio de Oliveira Sobrinho - BONI.

Enquanto no bar do esquadrão os convidados saboreavam pratos da cozinha japonesa , na sala histórica do Grupo de Caça, o Brig. Saito convidou os oficiais veteranos para um bate-papo informal, porém sem a presença de qualquer repórter ou fotógrafo.

O clima de festa que já havia no bar do esquadrão, aumentou ainda mais com a chegada dos veteranos, e pela performance da cantora Selma Consuelo. Selma cantou a 1ª parte  da Ópera do Danilo, acompanhada principalmente pelos Veteranos Rui e Rocha.

A parte final da solenidade militar deu-se no hangar do 1º Grupo de Caça. Nesta última parte foi realizado um breve culto religioso, foram ouvidas as palavras do Comandante do 1º Grupo de Caça, do Presidente da ABRA-PC, e do Comandante da Aeronáutica. Destaque para o Presidente da ABRA-PC, Brig. Lauro Ney, que convidou todos a cantar o hino da aviação de caça, e o improviso deu certo, o hangar todo cantou o "Carnaval em Veneza". Terminada a cerimônia militar, houve um almoço de confraternização no próprio hangar para todos os convidados.

Os organizadores da festa estão de parabéns pelo belo e diferente evento realizado. Destaque especial ao sucesso de reunir novamente os cinco velhos companheiros da Itália e permitir que nós pudéssemos estar com eles mais esta vez.



imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo