Quinta, 23 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (2 Votes)

Brasilia, 07 de Setembro de 2008 - Os Veteranos do 1º GAvCa. e da 1ª ELO mais uma vez abrilhantaram  o desfile do 7 de Setembro.

O embarque ocorreu no Galeão as 9 horas da manhã do dia 6. Quando da chegada em Anápolis este ano não houve a escolta dos Mirages do 1º GDA. pois estava ocorrendo uma solenidade com portões abertos na Base Aérea de Anápolis (GO). Na chegada à base, uma das mais belas e operacionais da FAB, pudemos vê-la tomada de crianças acompanhadas por seus pais admirando não só os caças oriundos das mais diversas unidades,  mas também um belíssimo show aéreo realizado pela Esquadrilha da Fumaça, além de vários vôos rasantes de aeronaves da base.

O carinho dispensado aos veteranos tanto pelo comandante da Base Aérea de Anápolis, Cel Bragança, como pelo comandante do 1º GDA, Ten-Cel. Arnaldo, é uma prova viva de que as tradições forjadas tanto nos céus como no solo italiano mantem-se viva.

À noite os veteranos foram convidados a participar de um belo churrasco. Nesta oportunidade, os veteranos Osias e Varela agraciaram os Comandantes da Base e do 1º GDA com uma placa alusiva à visita dos veteranos. Para encerrar as solenidades foi dado um Adelphi e o veterano Nelson puxou o Carnaval em Veneza. No dia seguinte, 7 de setembro, a alvorada foi às 4 horas da manhã. Terminado o café, o Ten-Cel. Arnaldo acompanhou os veteranos até o embarque na aeronave que os levou até Brasília para o desfile, fazendo questão de cumprimenta-los e reiterar que para o próximo ano já estão sendo esperados.

Em Brasília a grata surpresa foi a presença de Giovanni Sulla, um dos grandes defensores e propagadores dos feitos da FEB na Itália, tendo organizado o Museu Histórico de Montese e reencenando todo 21 de fevereiro, junto com um grupo de amigos italianos, a tomada de Monte Castelo. O sempre simpático italiano veio no desfile logo atrás da viatura que levava a Maj. Elsa Cansanção, veterana enfermeira da FEB.

Há que se ressaltar a presença de Veteranos de nações aliadas (Bélgica, EUA, França e Polônia) que fizeram questão em desfilar com nossos Veteranos. A nota triste foi a ausência do Brig. Rui Moreira Lima que ficou no Rio de Janeiro recuperando-se de uma grave pneumonia que o atacou.

Com o termino do desfile, um almoço na Base Aérea de Brasília antecipou o embarque para o Rio finalizando assim o 7 de Setembro de 2008.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo