Sexta, 17 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (2 Votes)

Veteranos desfilando na viatura militar antiga. Foto: Fernando MauroBrasilia, 07 de Setembro de 2009 - A capital federal recebeu mais uma vez os Veteranos do 1º GAvCa e 1ª ELO para o Desfile da Independência

Este ano, o embarque dos veteranos para o desfile de 07 setembro foi no III COMAR, no dia 06 SET. A nota triste ficou por conta do falecimento do veterano Assis dada pouco antes pelo Veterano Osias, o que deixou a todos muito consternados.


O destino inicial era a Base Aérea de Anápolis, a recepção feita, ainda na pista, pelo Comandante da Base o Coronel Luiz Cláudio da Fonseca Bragança e sua esposa amenizou o coração de todos.

A noite foi brindada com um churrasco oferecido pelo comandante da BAAN, onde estavam presentes pilotos do 1º GAvCa e do 1º GDA. O Veterano Osias ofertou ao comandante da BAAN e ao Ten. Cel João Campos Ferreira Filho, comandante do 1º GDA, um exemplar do livro do Brigadeiro Rui Moreira Lima, "Diário de Guerra".

Após o discurso do Vetrano Osias, falando em nome de todos os Veteranos do 1º GavCa e da 1ª ELO, o Professor Fernando Mauro foi convidado pelo Coronel Bragança para dar um Adelphi, qu foi seguido pelo tradicional Carnaval em Veneza, puxado pelo comandante da BAAN, o comandante do 1º GDA e pelo Veterano Osias.

Eram 4 horas da manhã quando foi dado o toque de alvorada no dia 07. O pesquisador Hermelindo Lopes e o professor Fernando Mauro surpreenderam e emocionaram a todos ao aparecerem fardados como pilotos do 1º GAvCa da 2ª Guerra Mundial, onde no Teatro de Operações do Mediterrâneo, lutaram nossos compatriotas.

O embarque para Brasília ocorreu as 6 horas e a chegada na área de concentração do desfile às 7 horas e 30 min. Os Veteranos foram distribuídos entre várias viaturas históricas para o desfile. Vale lembrar que Veteranos de outras nações aliadas também participaram do desfile.

Em comemoração ao Ano da França no Brasil, desfilaram junto com a tropa brasileira um pelotão da Legião Estrangeira e a Guarda Republicana Francesa. No palanque, ao lado do Presidente do Brasil, o Presidente da França Nicolas Sarkozy.

Terminado o desfile, os Veteranos foram conduzidos a Base Aérea de Brasília onde foram recepcionados pelo Coronel Fernando Almeida Riomar, comandante da BABR e o Major-Brigadeiro Ricardo Machado Vieira, comandante do VI COMAR, representando o comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito. Lá embarcaram de volta ao Rio de Janeiro.

imagem001Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo