Quinta, 23 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (1 Vote)

Oficiais do 1º Grupo de Caça posam para a foto, assim como fizeram os oficiais que compunham o Grupo na Campanha da Itália. Foto: BASC 18 DEZ 2009 - Nem a chuva que resolveu cair exatamente às 10:00 em Santa Cruz tiraram o brilho da festa de aniversário do 1º Grupo de Caça. Criado em 18 de dezembro de 1943 pelo Decreto nº 6.123 e sediado na base aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, o 1º Grupo de Caça (1º GAvCa) passou os primeiros 18 meses de vida longe de sua casa. Primeiro no Panamá e EUA, recebendo treinamento para juntar-se aos aliados no front italiano na luta contra o nazismo, e a partir de 4 de outubro de 1944, no próprio campo de batalha.


Presidida pelo Brig. Oswaldo Machado Carlos de Souza, Subdiretor Técnico da DIRMAB, a cerimônia militar começou com a entrega de troféus aos destaques operacionais do 1º Grupo em 2009 e de medalhas aos militares com 10, 20 e 30 anos de serviço na FAB. O primeiro foi entregue pelo Veterano Jose Rebello Meira de Vasconcelos, e o segundo pelo Brig. Lauro Ney Menezes, Presidente da ABRA-PC.

Em seguida, o Ten-Cel Lorenzo, Comandante do 1º GAvCa, fez um breve discurso agradecendo aos Veteranos por todo os ensinamentos, e parabenizando os atuais integrantes do 1º Grupo de Caça pela ousadia de perseguir seus sonhos, assim como fizeram seus criadores e aqueles que os seguiram no passado.

A cerimônia no Pátio Oeste terminou com o desfile da tropa, e a passagem de um solitário F-5EM, em continência às autoridades presentes. Devido à chuva, os Veteranos presentes não desfilaram à frente da tropa.

O tradicional coquetel foi servido no Cassino dos Oficiais e contou com a presença de todo o efetivo da Base, convidados e os Veteranos. A grande ausência, pelo segundo ano consecutivo, foi a do Veterano Rui Moreira Lima, autor do livro Senta a Pua! e memória-viva do 1º Grupo de Caça. o Veterano apresentou uma indisposição estomacal e não teve como comparecer ao evento. Destaque também para a presença de ex-Comandantes do 1º GAvCa: Cel. Duprat, Brig. Bhering, Brig. Paulo Erico e Brig. Pinheiro.

O Brig. Bhering ofertou ao Grupo de Caça, uma réplica em escala 1/72 do primeiro avião a jato operado pela unidade, um Gloster Meteor, pintado nas cores usadas na época. Finalizando a festa, o Veterano Meira convidou todos a cantarem o tradicional "Parabéns Prá Você" e com os Brigadeiros Machado e Lauro Ney cortaram o bolo de aniversário.

Parabéns Grupo de Caça e parabéns ao atual Comandante, Ten-Cel Lorenzo, pela bela homenagem prestada aos nossos heróis Veteranos.

GRUPO DE CAÇA!!!! SENTA A PUA BRASIL!!!



imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo