Sábado, 18 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (3 Votes)
Detalhe do selo comemorativo do Centenário do Brigadeiro Nero Moura. Foto: Luis Gabriel30/01/2010 - A Base Aérea de Santa Cruz foi palco do início das comemorações pelo Centenário de Nascimento do Patrono da Aviação de Caça, o Brigadeiro Nero Moura.


A solenidade contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Ten-Brig. Juniti Saito e várias autoridades militares, dos Veteranos do 1º Grupo de Caça capitaneados pelo Veterano Meira, além da filha do Brig. Nero Moura, Leonor Maria, e dos sobrinhos Regina Maria e Gilberto, filhos de Danilo Moura.


Coube ao Ten-Cel Campos, Comandante do GDA, falar aos presentes sobre a carreira do Brig. Nero Moura, desde sua participação na Revolução Constitucionalista de 1932 como piloto das forças legalistas, passando pelo Comando do 1º Grupo de Caça na Campanha da Itália até sua passagem pelo Ministério da Aeronáutica durante o Governo Getúlio Vargas.

Em seguida foi a vez do Cel Capelão Milton Campos fazer uma prece e abençoar o aniversário de nascimento do Brig. Nero Moura. A convite do Ten-Brig Juniti Saito, a filha Leonor Maria e o Veterano José Rebelo Meira de Vasconcellos se juntaram ao Comandante da Aeronáutica para a aposição de uma coroa de flores sobre o túmulo do Brig. Nero Moura, localizado no Memorial Senta a Pua.

O Ten-Brig Saito, em suas palavras, deu destaque ao lançamento da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, instituída pelo Decreto nº 7085 de 29 JAN 2010, e que será outorgada pelo Comandante da Aeronáutica aos comandantes de unidade aérea pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da Força Aérea Brasileira. O Ten-Brig Saito destacou ainda o exemplo de conduta militar deixado pelo Brig. Nero Moura não só para a aviação de caça mas também para toda a Força Aérea Brasileira.

As festividades prosseguiram no Cinema da Base Aérea de Santa Cruz onde foi exibido um curta metragem sobre a vida do Brig. Nero Moura que terminou de forma emocionante, com todos de pé cantando o "Carnaval em Veneza". Na sequência foi feito o lançamento oficial do selo comemorativo ao Centenário de Nascimento do Brig. Nero Moura pelo Diretor Regional dos Correios, o Sr. Mario Renato Borges da Silva. Os dois primeiros exemplares do selo foram chancelados pelo Comandante da Aeronáutica e pela filha do Brig. Nero Moura, que juntos também apresentaram a Medalha Nero Moura.



imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo