Quarta, 22 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (3 Votes)

João Henrique Barone lendo o certificado expedido pela NASA em nome do Brig. Nero Moura. Foto: Luis GabrielApós a parada de um mês devido à Copa do Mundo, voltou a ser realizado o almoço mensal dos Veteranos no Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro. Neste mês, a homenagem ficou por conta do Produtor e Pesquisador João Henrique Barone.



Barone, que produziu a Ópera do Danilo realizada no Theatro Municipal em abril de 2007, fez a entrega de dois certificados expedidos pela NASA: um em nome do Brig. Nero Moura para ser colocado na sala histórica do 1º Grupo de Caça na BASC, e outro em nome do Brig. Rui Moreira Lima.

Barone explicou que além destes dois brasileiros ele indicou um terceiro nome: Alberto Santos-Dumont. Os certificados comprovam que estes nomes estão entre os milhares de nomes que foram ao espaço a bordo da espaçonave norte-americana Lunar Reconnaissance Orbiter, enviada para explorar o nosso satélite e preparar o terreno para as futuras missões de retorno do homem à Lua.

Em seguida foi a vez da família do Veterano Guizan oferecer uma bandeira do Brasil ao 1º Grupo de Caça também para ser exposta na sala histórica da BASC. O Comandante do 1º Grupo de Caça, Ten-Cel Rodrigo, falou breves palavras agradecendo aos familiares pela doação.

Antes do encerramento com o Adelphi e o Carnaval em Veneza, o Veterano Rui Moreira Lima falou sobre a importância do mês de agosto para o Brasil em relação à Segunda Guerra Mundial, pois foi neste mês, em 1942, que o governo brasileiro tomou a decisão de declarar guerra aos países do Eixo frente à pressão popular após o ataque de 7 navios brasileiros no Atlântico. Os ataques do submarino alemão U-507 entre os dias 15 e 19 resultaram na morte de 587 pessoas. Assim, no dia 31 é declarada oficialmente a guerra contra os países do Eixo.


imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo