Sábado, 18 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (4 Votes)

aniv_grupo_2010_00Rio de Janeiro, 13 DEZ 2010 - No dia 18 de Dezembro de 1943, a unidade de caça mais famosa do Brasil, e porque não dizer da América Latina, dava início à sua trajetória. Batizado nos céus da Itália com menos de um ano de idade, o 1º Grupo de Aviação de Caça comemorou neste dia, os seu 67 anos de vida.



Nem sempre a vida do Grupo de Caça foi fácil. Logo após a guerra, em março de 1947, o 1º GAvCa era extinto, e em seu lugar era criado o 9º Grupo de Aviação. Felizmente, em outubro de 1949, o então Ministério da Aeronáutica revogou a alteração e a unidade retornou ao seu nome original: 1º Grupo de Aviação de Caça.

Outro momento difícil foi durante a Revolução de 64. Muitos oficiais que não compactuavam com o movimento militar foram cassados. Assim, vários heróis de guerra se viram da noite para o dia impossibilitados de exercer sua profissão e sequer entrar nas dependências da Aeronáutica. Isto só foi acabar em 1989, quando o então Ministro da Aeronáutica convidou todos os Veteranos para participarem da Festa da Caça na BASC.

Desta vez, a Base Aérea de Santa Cruz, berço da aviação de caça brasileira, recebeu os Veteranos do 1º GAvCa para celebrar junto aos militares da ativa e da reserva, parentes e amigos, mais um ano de existência.

Este ano a festa aconteceu em frente ao prédio do Grupo de Caça, e teve como destaques: entrega de condecorações a militares por tempo de serviço, entrega de prêmio aos destaques da unidade em 2010, entrega de um quadro da aeronave P-47 do Brig. Nero Moura para o acervo da unidade ofertado pela ABRA-PC e inauguração de um busto do Brig. Nero Moura, fechando as comemorações do seu centenário de nascimento.

Em seguida, no Cassino dos Oficiais, houve a inauguração da sala histórica dedicada ao Graf Zepellin, entrega de homenagens ao Comandante da Aeronáutica e finalmente o tradicional "Parabéns Prá Você". Antes do encerramento da festa, o Veterano Meira puxou o "Carnaval em Veneza".

Parabenizamos a BASC e o 1º Grupo de Aviação de Caça pela organização do evento e pelo carinho com que receberam nossos Veteranos.


imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo