Sábado, 18 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (4 Votes)

O Veterano Rui e a Sra Terezinha mostram o quadro com as medalhas do Veterano Sinval Rolim, doadas para o 1º Grupo de Caça. Foto: Luis GabrielRio de Janeiro, 07 MAI 2011 - Uma emocionante homenagem marcou o almoço mensal de maio dos Veteranos do 1º GAvCa e 1ª ELO. Os familiares do Veterano Sinval Rolim, liderados pela viúva, vieram de Fortaleza (CE) para fazer a doação de suas medalhas para a sala histórica do 1º Grupo de Aviação de Caça.



A Sra Terezinha Rodrigues Rolim, viúva do Veterano Sinval Rolim, veio acompanhada dos três filhos: Ricardo, Sandra e Danniela, e dos netos, com o firme propósito de entregar ao comandante do 1º Grupo de Caça o quadro de medalhas do Veterano. O Ten Cel Fazio fez um breve agradecimento aos familiares pela gentileza de ceder este material para a sala histórica do Grupo e enalteceu o espírito de corpo mostrado pelos integrantes do Grupo de Caça que participaram da Campanha da Itália. O Ten Cel Fazio aproveitou a oportunidade e presenteou a Sra. Terezinha com um exemplar do livro Faixas Azuis (Editora Adler). Quem também recebeu uma lembrança foi a escritora Angela Barros Leal, que recebeu das mãos do filho do Veterano David Gabriel um exemplar do DVD Senta a Pua, para ajuda-la com material sobre o livro que está escrevendo sobre o Veterano Sinval Rolim.

O filho do Veterano Sinval Rolim agradecendo as homenagens prestadas pelos Veteranos à sua família. Foto: Luis GabrielNa sequência, o filho do Veterano, Ricardo Rodrigues Alves Rolim falou de forma muito emocionada sobre a carreira de seu pai, e de como a família estava agradecida pelas demonstrações de carinho dos Veteranos e da Força Aérea Brasileira, e passou a palavra ao Veterano Rui, que com sua costumeira sagacidade e oratória contou histórias divertidas e pitorescas da passagem do Veterano Sinval Rolim pelo Grupo de Caça, o Veterano Rui também entregou à Sra Terezinha duas fotos do acervo do site Sentando a Pua em que seu marido aparece junto ao Veterano David Gabriel no Panamá em 1944. Antes do almoço todos foram convidados a fazer o Adelphi!, seguido do canto do Carnaval em Veneza.

Vale destacar uma belíssima homenagem realizada pelos familiares do Veterano Sinval Rolim, parte de suas cinzas foi colocada dentro de uma cápsula de munição .50 (armamento usado pelos P-47 do Grupo de Caça) e alojada num estojo de acrílico onde se lê: "Sinval Rolim Saudades - 09/10/1921 - 29/08/2010". O restante das cinzas do Veterano foram lançadas sobre a Base Aérea de Fortaleza.


imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo