Sexta, 24 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (5 Votes)

Integrantes do Esquadrão Griifo (2º/3º GAv) junto com os Veteranos Rui e Meira, e o Comandante da Aeronáutica. Foto: Luis Gabriel01 OUT 2011 - Mais uma vez, as gerações de pilotos de caça se reúnem no Clube da Aeronáutica do Rio de Janeiro, para celebrar o 67º aniversário da chegada do 1º Grupo de Caça no Teatro de Operações do Mediterrâneo.



Realizado desde 1945, o tradicional picadinho "Jesus está chamando" foi idealizado pelos pilotos de caça que estiveram na Campanha da Itália, e vem sendo realizado anualmente desde então. Primeiro no Automóvel Clube do Brasil, depois na casa do Patrono da Aviação de Caça, Brig. Nero Moura, e desde 1991 passou a ser realizado no Clube da Aeronáutica.

O Brig Menezes recebe uma placa das mãos do Brig Quirico. Homenagem pelo seus 16 anos à frente da ABRA-PC. Foto: Luis GabrielO evento começou com a chegada dos Veteranos Rui Moreira Lima e Jose Rebelo Meira de Vasconcelos, acompanhados pelo Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. Seguindo a tradição instituída em 2009, a imagem em tamanho natural do Brig Nero Moura foi descerrada, desta vez pelo oficial mais moderno, o Ten Saboia. Uma vez que o Brig. Nero Moura chegou para o picadinho, foi a vez do Brig. Quirico receber o cargo de presidente da ABRA-PC do Brig Lauro Ney Menezes. Ao receber o cargo, o Brig Quirico ressaltou o trabalho do seu antecessor que por 16 anos conduziu a entidade com muito sucesso. O Brig Menezes recebeu ainda uma bela placa de agradecimento contendo as bolachas das 12 unidades de caça da FAB,

Como não poderia faltar, o Veterano Rui fez uso da palavra e defendeu de forma enérgica a presença da FAB na Amazônia e agradeceu ao Brig. Saito por ter tido a lucidez de deslocar o Esquadrão Pacau (1º/4º GAv) para a cidade de Manaus. No final, ele puxou o Carnaval em Veneza e o tradicional Adelphi.


Destaque para o Esquadrão Grifo (2º/3º GAv) de Porto Velho, que presenteou os Veteranos do 1º GAvCa com camisas comemorativas do Picadinho, e ofereeceu um belo troféu para a ABRA-PC, recebido pelo Cel Potengy.

Depois do almoço os caçadores entoaram suas animadas canções e ouviram atentamente o Veterano Rui enquanto ele recitava a "Oração" do santo padoeiro do Picadinho.




Parabéns à ABRA-PC por mais esta bela festa e até o ano que vem!


imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo