Quarta, 22 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.82 (11 Votes)

Veteranos do 1º GAvCa junto ao eterno Comandante Nero Moura. Esq. p/ Dir: Osias, Rui, Meira e João Rodirgues. Foto: Luis GabrielRio de Janeiro, 06OUT2012 - Há exatos 68 anos, começava a saga do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália, após chegar dois dias antes ao porto de Nápoles e lá se deparar com a real destruição da guerra, e portanto sem condições de desembarcar, o Grupo deslocou-se para o porto de Livorno aonde então nossos avestruzes guerreiros voltaram a pisar em terra firme. Para relembrar este importante dia, foi realizado no Clube da Aeronáutica do RJ o tradicional picadinho "Jesus está chamando".

Este evento, atualmente organizado pela ABRA-PC, faz parte do calendário da Caça brasileira e reúne caçadores de todas as gerações: desde os Veteranos da Itália até os tenentes recém-formados na AFA, até o Comandante da Aeronáutica, Ten-Brig Saito, marcou sua presença.

Assim que o Comandante da Aeronáutica chegou ao salão, acompanhado dos Veteranos do 1º Grupo de Caça, foi iniciada a parte formal do Picadinho. O Mestre de Cerimônias Kauffmann convidou o Veterano Meira para "conduzir" o Patrono da Aviação de Caça, Nero Moura, para a festa. Este ato simbólico consiste em girar uma foto em tamanho natural de Nero Moura, sentado em sua tradicional cadeira, aonde recebia todos os convidados na sua residência, durante os primeiros anos do Picadinho. Os Veteranos presentes fizeram questão de homenagear o eterno líder, e posar para uma foto ao seu lado.


Chegada dos Veteranos e Autoridades ao Evento


O Presidente da ABRA-PC (Associação Brasileira de Pilotos de Caça), Brig. Quirico, abriu os trabalhos, falando sobre o significado daquele almoço, e da importância de sua manutenção.


Brig Quirico, Presidente da ABRA-PC


Na sequência, foi a vez do Veterano Rui Moreira Lima contar como surgiu a ideia deste reunião, e sua evolução até os dias de hoje, além de contar alguns de seus "causos" sempre divertidos.


Veterano Rui Moreira Lima

 
No momento mais solene, o Mestre de Cerimônias lembrou todos aqueles que faleceram no último ano e convidou todos a um ADELPHI em suas memórias.


Momento do ADELPHI

 

Por fim, falou o Brig. Menezes, fundador da ABRA-PC e primeiro piloto de Mirage do Brasil, sobre a importância da nova doutrina da caça implantada pelos Veteranos na FAB, após o retorno da Campanha da Itália. Antes do início do almoço, todos fizeram uma foto para marcar suas presenças neste evento.


Como manda a tradição, após o almoço é a hora do Cancioneiro da Caça, tendo como destaque este ano, a execução completa da Ópera do Danilo, devidamente comentada pelo Veterano Rui Moreira Lima.


Ópera do Danilo

 

imagem001Clique aqui para ver o álbum de fotos do evento