Quarta, 22 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 3.80 (5 Votes)

Capa do Jornal A Noite de 19 DEZ 1943. Fonte: Arquivo NacionalRio de Janeiro - No último dia 18, foi comemorado na Base Aérea de Santa Cruz, o 69º aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça. Unidade pioneira da aviação de caça do Brasil, o 1º GAvCa foi criado pelo então Presidente Getúlio Vargas através do decreto 6.123, num momento em que a FAB estava tomando corpo, e o Brasil vivia intensamente o conflito mundial.

Veteranos Meira e Rui, pilotos do 1º GAvCa na Campanha da Itália. Foto: Luis GabrielA solenidade militar foi realizada no pátio oeste, sob calor intenso, e contou com a presença de Veteranos da Campanha da Itália, dentre eles, dois pilotos: Rui Moreira Lima e José Rebello Meira de Vasconcellos.


Durante a cerimônia foram feitas homenagens ao 1º Grupo de Caça, aos destaques do ano no 1º GAvCa, e finalmente, o Veterano Osias Machado, ofereceu ao Comandante do 1º GAvCa, Ten-Cel Fazio, duas relíquias: um quadro com a imagem do avestruz guerreiro do Senta a Pua e um cartaz do 43º Picadinho "Jesus está chamando", ambos criados pelo Veterano Fortunato Câmara de Oliveira.

Tropa da BASC em desfile. Ao fundo os caças F-5 se aproximando. Foto: Luis GabrielFInalizando a cerimônia militar, a tropa desfilou acompanhada pelas passagens rasantes de 4 aeronaves F-5 e ao som do hino da Aviação de Caça, o Carnaval em Veneza.

 

As festividades prosseguiram no Cassino dos Oficiais, aonde foi servido um almoço e cantado o tradicional "Parabéns prá você" com o bolo de aniversário.

 

Após o almoço, o Ten-Cel Fazio, fez uma homenagem aos três pilotos que terminaram o curso e se tornaram operacionais. Parabéns ao Cap Couto, Ten Eduardo e Ten Saboia.

Gostaríamos de parabenizar também o Comandante da Base, Cel Sergio, e o Comandante do 1º GAvCa, Ten-Cel Fazio pela bela solenidade.

imagem001Clique aqui para ver o álbum de fotos do evento