Sexta, 24 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.87 (15 Votes)

Convite da Reunião da Aviação de Caça 2013, evento que reúne todas as unidades de caça do Brasil, e culmina com a comemoração do Dia da Aviação de Caça. Imagem: BASCRIO DE JANEIRO - Este ano a semana da caça foi diferente. Ainda abalada pela perda recente do Veterano Meira, a tradicional comemoração não pode contar com a presença de pilotos veteranos da Campanha da Itália, já que os Veteranos da FAB Miranda Correa e Rui estão sob cuidados médicos, assim como o piloto da USAAF John  Buyers que voou conosco, a bordo de aviões do 1º GAvCa, 21 missões, sendo duas no dia 22 ABR 1945, data que posteriormente ficaria conhecida como o Dia da Aviação da Caça.

No dia 20 foi realzada na BASC a encenação da tradicional Ópera do Danilo. A apresentação foi muito divertida, e contou com a participação de oficiais do 1º GAvCa e de outras unidades. Mais uma vez, a grande falta foi o debriefing com o Veterano Rui Moreira Lima. Ao final da apresentação,. houve um momento de muita emoção, o ex-Presidente da ABRA-PC, Brigadeiro Lauro Ney convocou o auditório lotado a dar um ADELPHI e cantar o Carnaval em Veneza, homenagem ao Veterano Meira.


Após a conclusão da Ópera, os pilotos se confraternizaram no rancho durante o Almoço do Caçador e entoaram mais canções do vasto cancioneiro da caça.

No dia seguinte, 21 ABR, as comemorações da Semana da Caça prosseguiram na sede do Clube da Aeronáutica, aonde ocorreu a 43º Reunião Anual dos Veteranos do 1º GAvCa e 1ª ELO. Esta reunião, idealizada pelo pessoal de apoio do 1º GAvCa, reúne não só os Veteranos, mas também familiares e amigos, e tem contado regularmente com a presença dos comandantes das unidades de caça, e oficias da reserva e da ativa. O mestre de cerimônias este ano foi o Veterano Osias, e couberam ao Comandante do 1º GAvCa, ao ex-Comandante da Aeronáutica, ao Comandante da III FAe e do Presidente da ABRA-PC substituírem o Veterano Rui Moreira Lima nos discursos. O Comandante do 1º GAvCa, aniversariante do dia, foi surpreendido ao receber um bolo em sua homeangem. Ao final do almoço fo feito o tradicional sorteio de brindes que este ano distribuiu livros (Senta a Pua e Missão 60), DVD Senta a Pua e perfis de aeronaves da Editora Adler.




Fechando a Semana da Caça, ocorreu no último dia 22, na Base Aérea de Santa Cruz, a comemoração do Dia da Aviação de Caça. Neste dia, em 1945, o 1º GAvCa voou 11 missões com apenas 22 pilotos, num derradeiro esforço para terminar o conlflito armado no Teatro de Operações da Europa. A primeira esquadrilha decolou 08:30 composta pelos pilotos Horacio, Lara, Lima Mendes e Canario, e a última esquadrilha pousou em Pisa 17:20 composta por Horacio, Buyers, Lima Mendes e Lara. Neste dia, perdemos um único piloto, o Tenente Marcos Eduardo Coelho de Magalhães, abatido pela temida FLAK e feito prisioneiro pelos alemães. Esta saga está detalhada no relato por escrito, bem como pela sua entrevista. Horácio, Lara e Lima Mendes realizaram 3 missões cada um neste dia.

O Dia da Aviação de Caça divide-se em duas partes distintas: a solenidade em homenagem aos Veteranos da Itália, no Mounumento Senta a Pua, e a formatura militar no Pátio Oeste da BASC. Na primeira parte, é acesa a pira com a chama que simboliza o ideal da caça, em seguida o Comandante do 1º GAvCa faz um breve discurso sobre a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial, é feita a deposição de uma coroa de flores sobre o túmulo do Patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura, e termina com o hasteamento da flâmula usada pelo Grupo de Caça na itália, acompanhado pelo canto do Carnaval em Veneza.


Durante a solenidade no Pátio Oeste são entregues as premiações aos pilotos e unidades que se destacaram ao longo do ano anterior, e ocorre também a aposição da Medalha Mérito Operacional. Este ano, começaram a ser entregues as Medalhas post-mortem aos familiares dos Veteranos do 1º GAvCa que participaram da Campanha da Itália. Antes do desfile da tropa, o estandarte do 1º GAvCa é entregue ao Veterano Osias Machado, que conduz o pavilhão da unidade à frente da tropa. Os demais Veteranos desfilam sobre viaturas militares antigas, sempre sob aplausos, e acompanhados pelo sobrevôo dos caças F-5EM e Mirage 2000C.

Após o desfile militar, parte dos convidados se desclocou para o estande de tiro da BASC para assistir um exercício de tiro real. Infelizmente, devido à baixa altitude da camada de nuvens, só puideram se apresentar os A-29 Super Tucano, que lançaram bombas, e os helicópteros AH-2 Sabre, que fizeram lançamentos de foguetes, disparos de canhão e soltaram flares (recurso utilizado para defesa da aeronave).

O Sentando a Pua gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na organização da semana da caça, desejando que em 2014 possamos ter novamente nesta festa, a presença de pelo menos um piloto daqueles que participaram da Campanha da Itália. SENTA A PUA! BRASIL!
 

imagem001Clique aqui para ver o álbum de fotos do evento