Sábado, 18 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.78 (9 Votes)

F-5EM fazendo uma passagem durante a solenidade militar. Foto: Luis GabrielRealizou-se entre os dias 18 e 22 de abril, a Reunião da Aviação de Caça, que culminou com a celebração do Dia da Aviação de Caça. O dia 22 de abril foi escolhido, por ter sido o dia em que o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de missões, onze no total, durante a Campanha da Itália. Assim, desde então, os caçadores de todas as gerações se encontram na Base Aérea de Santa Cruz para cultuar os feitos dos integrantes do  Senta a Pua nos céus da Europa.


As comemorações começaram no dia 20 com a realização do almoço da família Jambock, no Clube da Aeronáutica do Rio de Janeiro. Este almoço, que está em sua 44ª edição, reúne Veteranos, familiares e amigos, para celebrar a união entre os antigso membros do 1º Grupo de Caça, e manter viva a tradição deles através dos seus descendentes.

Ópera do Danilo no teatro da BASC. Momento em que o Ten Danilo está voando sob flak pesado. Foto: Luis GabrielNo dia seguinte, foi a vez dos caçadores da nova geração homenagearem os velhos avestruzes. Foi realizada no Teatro da Base Aérea de Santa Cruz a encenação da Ópera do Danilo. Antes da apresentação, o brigadeiro Lauro Ney Menezes fez uma breve homenagem aos pilotos Veteranos que já nos deixaram e foi muito aplaudido ao final de suas palavras. O dia se encerrou com um almoço regado a muitas cantorias e brincadeiras entre os pilotos das diversas unidades de caça.

No dia 22, fechando as comemorações, houve também na Base Aérea de Santa Cruz, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. Esta cerimônia é dividida em duas partes: a primeira parte é realizada no Monumento Senta a Pua, aonde são lembrados os feitos do 1º GAvCa na Campanha da Itália, é hasteada a flâmula usada pela unidade na Itália, e finalmente é depositada uma coroa de flores sobre o túmulo do Patrono da Caça, brigadeiro Nero Moura.

Veterano João Rodrigues durante o desfile. Foto: Luis GabrielA segunda parte é realizada no pátio oeste da BASC, ali é lida a Ordem do Dia, e são entregues os prêmios Pacau, os prêmios de melhores pilotos de caça por unidade, e o prêmio para a unidade que mais se destacou. Foram também concedidas para Veteranos e comandantes de unidades de caça, a medalha Mérito Operacional Nero Moura.

A solenidade foi encerrada com o desfile militar, com destaque aos Veteranos da Campanha da Itália, que fecharam o desfile sobre veículos militares antigos do CVMARJ, e as passagens das aeronaves F-5EM, A-1A, A-1B e A-29.

Parabenizamos a BASC e a III FAe pela bela festa em homenagem aos caçadores de todas as gerações. SENTA A PUA! BRASIL!

 

imagem001Clique aqui para ver o álbum de fotos do evento