Terça, 19 de Setembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 2.34 (19 Votes)

Detalhe do distintivo da ALA 12Rio de Janeiro,  08 FEV 2017 - Dando mais um passo em direção à nova estrutura da Força Aérea Brasileira, foi extinta hoje, uma das mais tradicionais bases aéreas do Brasil, a de Santa Cruz. Criada em 16 JAN 1943, pelo Decreto-Lei 5198, e tendo como seu primeiro comandante o Ten-Cel Francisco de Assis Correia de Melo, a BASC além de abrigar o famoso hangar do Zepellin, é conhecida também como a Cidade da Caça, uma vez que desde 18 DEZ 1943 é a casa da mais famosa unidade da caça brasileira, o 1º Grupo de Aviação de Caça, que tanto brilhou nos céus da Itália.

Esta unidade abrigou também diversas unidades importantes da FAB ao longo de sua história: podemos destacar o 1º Regimento de Aviação, o 1º Grupo de Bombardeio Picado, o 1º Grupo de Aviação Embarcada, a 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação, o 1º/16º Grupo de Aviação, o 4º/7º Grupo de Aviação, o 1º Esquadrão de Controle e Alarme, o 1º/1º Grupo de Controle e Comunicações, e mais recentemente o 3º/8º Grupo de Aviação.

No lugar da BASC surge a ALA 12, que nesse novo modelo da FAB será responsável pela atividade operacional dos esquadrões subordinados. A Ala será constituída basicamente por esquadrões aéreos, além de grupos, esquadrões e esquadrilhas especializados em manutenção de aeronaves, suprimento de aviação, armamento aeronáutico e segurança e defesa.


Discurso do Cel Ronconi

 

Compõe a ALA 12, os seguintes esquadrões: o 1º Grupo de Aviação de Caça e o 3º/8º Grupo de Aviação (Esquadrão Puma), a quem em breve estará se juntando o 1º/7º Grupo de Aviação (Esquadrão Orungan). Desta forma, a ALA 12 contará com as aviações de caça, asas rotativas e patrulha para desempenhar seu papel dentro desta nova FAB.

 

Em primeiro plano o Cel Ronconi, aguardando para assumir a ALA 12, ao fundo o Ten-Brig Egito, comandante da COMPREPPara comandante da ALA 12 foi escolhido o Cel Av Carlos Roberto Ronconi Jr, que até então era o comandante da BASC. A assunção do cargo aconteceu hoje, 08 FEV 2017, em cerimônia presidida pelo comandante do COMPREP (Comando de Preparo), Ten-Brig Antonio Carlos Egito do Amaral e contou ainda com a participação de autoridades civis e militares.

Desejamos sucesso ao Cel Ronconi e seus comandados. SENTA A PUA! BRASIL!

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos completa