Domingo, 19 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.72 (18 Votes)

Dia 24.03 uma sexta feira que não era 13, uma ingrata surpresa estava reservada a todos nós do Grupo de Caça. Recebemos ordens de entrar em forma e ir do alojamento para o rancho agrupados. Após o café fomos instruídos a ler a seguinte “Ordem de Serviço”:

"FICA PROIBIDO AOS SOLDADOS IREM AO PX, CINEMA, PISCINA E QUALQUER LUGAR DESTA BASE SEM QUE ESTEJA ACOMPANHADO POR UM SARGENTO. FICA O RESTANTE, PROIBIDO ATÉ SEGUNDA ORDEM."

A Ordem deixou a todos estupefatos. Ninguém sabia os motivos. Fomos almoçar, já cumprindo as novas determinações, acompanhados por um sargento, e cada mesa também era comandada por um sargento.

No dia seguinte, sábado 25.03, inspeção do alojamento, depois a de armamento. Às 10:00, fomos para o Cassino aguardar a ordem de saída. O Ten. ASSIS, em nome do comandante, nos transmitiu a seguinte BOMBA !
1- CANCELADA A SAÍDA DE TODOS
2- VETADA A IDA DE QUALQUER HOMEM DO GRUPO DE CAÇA AOS SEGUINTES LUGARES:
2.1 PISCINA
2.2 CINEMA
2.3 P.X.
2.4 SAIR DO ALOJAMENTO.

Nesta altura dos acontecimentos, ninguem estava entendendo NADA. O Ten. ASSIS, não tinha dado os motivos para o castigo tão violento. Em nosso alojamento, o 807,o assunto não era outro. Nós, os soldados e cabos, resolvemos apelar para o Ten Aurélio, a fim de conhecermos os fatos que levaram o nosso comandante a julgá-los tão graves que o levaram a tomar esta decisão tão drástica.

Fomos a seguir, informados que deveríamos aguardar no alojamento uma comunicação muito importante. Saimos às 12:00h para o almoço e às 13:00h retornamos ao 807 e aguardamos o Ten. ASSIS, que chegou pouco depois das 14:00h. Para tristeza minha e consternação geral, disse que nossa detenção e restrições de lazer, tinha como causa a queixa feita pelo Comandante americano da Base ao nosso comandante Cel. Nero, pela presença entre nós de militares negros.

Uma vez que a segregação racial adotada pelos norte-americanos era total, os gringos se recusaram a frequentar a piscina, o px e o cinema, devido a presença dos nossos escurinhos.