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B-18 em três vistas
imagem001 galeria do B-18

 

 

Ficha Técnica

Fabricante Douglas Aircraft Company
Modelo B-18A Bolo
Ano Entrada Serviço 1937
Produzidos 217
Motor Dois Wright R-1820-53s radiais a pistão de 1.000 hp cada.
Envergadura 27,28 m
Comprimento 17,63 m
Altura 4,62 m
Área da Asa 89,65 m²
Peso Vazio 7.403 kg
Peso Máximo 12.552 kg
Tripulação 6
Armamento Três metralhadoras .30 (nas posições frontal, ventral e dorsal), mais 2.000 kg de bombas carregadas internamente
Velocidade Máxima 346 km/h @ 3.000 m
Velocidade Cruzeiro 269 km/h
Teto 7.285 m
Alcance 2.253 km

 

História

A Douglas Aircraft Co. desenvolveu o B-18 para substituir o Martin B-10 como o bombardeiro padrão do USAAC (força aérea do exército americano). O projeto do "Bolo" era baseado no transporte comercial Douglas DC-2. Durante os testes de bombardeio do USAAC em Wright Field no ano de 1935, o protótipo do B-18 competiu com o Martin 146 (um B-10 melhorado) equipado com quatro motores Boeing 299, precursor do B-17. Embora muitos oficiais do USAAC acreditassem que o projeto da Boeing era superior, somente treze YB-17 foram pedidos inicialmente. Ao invés disso, o Comando Geral do Exército selecionou o menos oneroso Bolo e, em Janeiro de 1936, encomendou 133 B-18. Posteriormente, mais 217 foram construídos como B-18A com um nariz de "tubarão" em que a posição do bombardeiro era estendida por cima da posição do artilheiro de proa.

Em 1939, obsoleto e com armamento defensivo inadequado, o Bolo era o principal bombardeiro do USAAC. Alguns B-18 foram destruídos pela Marinha Imperial Japonesa em Pearl Harbour. No início de 1942, aeronaves melhoradas substituíram o Bolo como aeronave bombardeira de primeira linha. Muitos B-18 foram usados como transporte, ou modificados em B-18B para tarefas anti-submarino.


fonte: The Boeing Company