galeria do B-18
Ficha Técnica
Fabricante | Douglas Aircraft Company |
Modelo | B-18A Bolo |
Ano Entrada Serviço | 1937 |
Produzidos | 217 |
Motor | Dois Wright R-1820-53s radiais a pistão de 1.000 hp cada. |
Envergadura | 27,28 m |
Comprimento | 17,63 m |
Altura | 4,62 m |
Área da Asa | 89,65 m² |
Peso Vazio | 7.403 kg |
Peso Máximo | 12.552 kg |
Tripulação | 6 |
Armamento | Três metralhadoras .30 (nas posições frontal, ventral e dorsal), mais 2.000 kg de bombas carregadas internamente |
Velocidade Máxima | 346 km/h @ 3.000 m |
Velocidade Cruzeiro | 269 km/h |
Teto | 7.285 m |
Alcance | 2.253 km |
História
A Douglas Aircraft Co. desenvolveu o B-18 para substituir o Martin B-10 como o bombardeiro padrão do USAAC (força aérea do exército americano). O projeto do "Bolo" era baseado no transporte comercial Douglas DC-2. Durante os testes de bombardeio do USAAC em Wright Field no ano de 1935, o protótipo do B-18 competiu com o Martin 146 (um B-10 melhorado) equipado com quatro motores Boeing 299, precursor do B-17. Embora muitos oficiais do USAAC acreditassem que o projeto da Boeing era superior, somente treze YB-17 foram pedidos inicialmente. Ao invés disso, o Comando Geral do Exército selecionou o menos oneroso Bolo e, em Janeiro de 1936, encomendou 133 B-18. Posteriormente, mais 217 foram construídos como B-18A com um nariz de "tubarão" em que a posição do bombardeiro era estendida por cima da posição do artilheiro de proa.
Em 1939, obsoleto e com armamento defensivo inadequado, o Bolo era o principal bombardeiro do USAAC. Alguns B-18 foram destruídos pela Marinha Imperial Japonesa em Pearl Harbour. No início de 1942, aeronaves melhoradas substituíram o Bolo como aeronave bombardeira de primeira linha. Muitos B-18 foram usados como transporte, ou modificados em B-18B para tarefas anti-submarino.
fonte: The Boeing Company