Quarta, 22 de Novembro de 2017
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FW-58 em tres vistas
imagem001galeria do FW-58

 

 

Ficha Técnica

Fabricante Focke-Wulf Flugzeugbau G.m.b.H.
Modelo FW-58 Weihe
Ano Entrada Serviço 1937
Produzidos 1.350
Motor Dois Argus As 10C de 8 cilindros em linha invertido com 240 hp cada.
Envergadura 21,00 m
Comprimento 14,20 m
Altura 4,21 m
Área da Asa 47,00 m²
Peso Vazio 2.400 kg
Peso Máximo 3.600 kg
Tripulação 4
Armamento Uma metralhadora MG-15 calibre 7,62mm
Velocidade Máxima 263 km/h
Velocidade Cruzeiro 258 km/h
Teto 5.400 m
Alcance 800 km

 

História

Este avião estava destinado a ser usado extensivamente pela Luftwaffe, nasceu como um avião bimotor do tipo utilitário na mesma linha do Avro Anson, mas recebeu várias outras funções durante a Segunda Guerra Mundial. A fuselagem era construída de tubos de aço soldados e revestidos de tela e painéis metálicos, algumas partes metálicas no nariz, as asas eram de estrutura metálica, também recobertas com telas. Era impulsionado por dois motores Argus As 10c e o trem de pouso retrátil se alojava debaixo dos motores.

O primeiro protótipo, o Fw 58 V1, voou no verão de 1935 configurado como transporte para seis passageiros e dois pilotos na cabine separada. No protótipo V2 foi colocado armamento: dois canhões MG 15 de 7,92mm uma na proa e outra na traseira da cabine. O quarto protótipo Fw 58 V4, contava com uma fuselagem mais aerodinâmica, uma seção de proa envidraçada com uma metralhadora MG 15, sendo este o antecessor da versão de série Fw 58B.

Este avião foi usado também pelas Forças Aéreas da Argentina, Bulgária, China, Hungria, Holanda, Romênia e Suécia. No Brasil foram produzidos 25 Fw 58B-2, sob licença, na Fábrica do Galeão (RJ).

VERSÕES

Fw 58B-1 versão de série da Luftwaffe, empregado em missões de treinamento, comunicações e evacuação de feridos. Também conhecido pelos pilotos alemães como 'Leukoplast Bomber' (Bombardeiro de Esparadrapo) quando na função de ambulância.
Fw 58B-2 versão com nariz envidraçado e uma MG15 de 7,92mm para treinamento de artilheiros, 25 construídos na fábrica do Galeão no Brasil.
Fw 58W versão hidroavião, equipada com dois flutuadores
Fw 58C versão principal de série, propulsada por motores Argus 10c ou Hirt HM508D de 260hp. A produção consistiu de quatro modelos de cada versão entregues à Lufthansa em 1938-39.

 

fontes: http://www.europa1939.com e http://www.luftarchiv.de