Domingo, 19 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (3 Votes)

Imagem:Luis Gabriel

passagem comando gavca 2006 13 20150218 1618419779
O Comandante do 1º Grupo de Caça, Ten-Cel Osmar, deixa a formação após transmitir o cargo para o seu sucessor, Ten-Cel Oliveira

 

Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2006.

Debaixo de um sol escaldante, beirando os 40°C, a Base Aérea de Santa Cruz e as unidades ali baseadas tiveram a honra de receber os convidados civis e militares, para as passagens de comando do 1º/1º Grupo de Comunicações e Controle, e do 1º Grupo de Aviação de Caça.

Como de costume, a solenidade militar foi realizada no Pátio Oeste do hangar do Zeppelin e começou com o Maj. Ricardo José Freire de Campos passando o comando do 1º/1º GCC ao Maj. José Augusto Peçanha Camilo, em cerimônia presidida pelo Comandante do 1º GCC, Cel João Batista Oliveira Xavier. Após a troca de comando, os majores Ricardo e Camilo passaram em revista o efetivo do 1º/1º GCC, enquanto dois aviões A-1 do 1º/16º GAv sobrevoavam o local da cerimônia.

Em seguida aconteceu a passagem de comando do 1º GAvCa. Num momento muito bonito, o Ten-Cel Osmar Lootens Machado passou o cargo, em vôo, ao Ten-Cel Paulo Roberto Moreira de Oliveira. Assim que o cargo foi transmitido, o Ten-Cel Osmar saiu da formação e fez várias manobras para se despedir da BASC e do seu velho companheiro, o F-5E!

O Ten-Cel Oliveira deixou também a formação e, assim como o Ten-Cel Osmar, foi aterrissar o seu avião e para-lo em frente ao palanque das autoridades. Os dois pilotos desembarcaram de suas aeronaves e foram se juntar ao Brig Nivaldo Luiz Rossato no seus respectivos lugares na formatura.

Num discurso muito emocionado, onde por algumas vezes a voz lhe faltou (principalmente ao falar sobre seu pai, antigo piloto de patrulha, e sobre sua esposa e suas duas filhas), o Ten-Cel Osmar se despediu dos seus antigos comandados e de seus ex-comandantes e desejou ao novo Comandante muito sucesso à frente do 1º Grupo de Caça.

Após as palavras do Ten-Cel Osmar, houve a passagem, agora em terra, do comando do 1º GAvCa. O Brig. Rossato, que presidia a passagem de comando, dirigiu algumas palavras ao Comandante que estava deixando o cargo e ao Comandante que estava assumindo.

Finalizando a cerimônia militar, a tropa desfilou diante do público presente, ao som de vários hinos militares. Três F-5E fizeram duas passagens durante o desfile, e como sempre, encantaram o público. O Cel. Paulo Érico convidou a todos para um coquetel no Cassino dos Oficiais, local em que todos puderam parabenizar os novos Comandantes e aqueles que saíram.

Gostaríamos de desejar aos tenentes-coronéis Osmar e Oliveira, e aos majores Ricardo e Camilo, muito sucesso nas suas novas missões.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo