Quarta, 22 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.30 (10 Votes)

Imagem:Luis Gabriel

passagem comando basc 2006 7 20150218 2049818121
Exato momento em que o Cel-Av Paulo Érico Santos de Oliveira (esq) passa o comando da BASC ao Cel-Av Oswaldo Machado Carlos de Souza (dir). À frente do palanque o Maj-Brig-Ar Paulo Hortênsio Albuquerque e Silva, Comandante do III COMAR, que presidiu a cerimônia observa a troca de comando, assim como as diversas autoridades que abrilhantaram o evento

 

Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2006.

Depois de vários dias em que o tempo no Rio de Janeiro esteve nublado e chuvoso, o sol voltou a brilhar nesta sexta-feira e deixou o céu de brigadeiro para que as aeronaves das unidades da BASC pudessem embelezar a troca de comando do maior complexo militar da América Latina.

Realizada no Pátio Oeste do hangar do Zeppelin, a cerimônia militar foi presidida pelo Mal-Brig-Ar Paulo Hortênsio Albuquerque e Silva, Comandante do III COMAR, e contou com a presença de várias autoridades civis e militares. Dentre elas podemos destacar: o Ten-Brig-Ar Paulo Roberto Röhrig de Britto, Comandante do COMGAP, do Brigadeiro R/R Lauro Ney Menezes, Presidente da ABRA-PC, e dos Veteranos do 1º GAvCa, representados no palanque das autoridades pelos Brigadeiros R/R Rui Barbosa Moreira Lima e José Rebelo Meira de Vasconcelos.

Após tomarem suas posições no dispositivo da formatura, o locutor oficial leu o ato de desligamento do Cel-Av Paulo Érico e o convidou a fazer seu discurso de despedida. O Cel. Paulo Érico deixou transparecer em suas palavras como estava emocionado em deixar a BASC depois de 14 anos, o último deles dedicado ao Comando da Base; agradeceu a todas as unidades que compõe o efetivo da Base e desejou a eles e ao novo Comandante muito sucesso. Aos Veteranos do 1º GAvCA fez uma especial deferência, citando a importância dos ensinamentos e experiências por eles transmitidos.

Após o locutor oficial ler o ato de incorporação do 44º Comandante da BASC, o Cel-Av. Oswaldo Machado Carlos de Souza, houve a efetivação da passagem do cargo. Em seguida, os dois coronéis passaram a tropa em revista, enquanto era lido o currículo do novo Comandante. Ao final os dois retornaram aos seus lugares no dispositivo e se apresentaram ao Maj-Brig-Ar Paulo Hortênsio Albuquerque e Silva. O Comandante do III COMAR lhes dirigiu algumas palavras e a locutora leu um discurso de elogios ao Cel. Paulo Érico.

A cerimônia encerrou-se com o desfile da tropa em continência ao novo Comandante e ao público presente. Os aviões das unidades baseadas na BASC fizeram passagens durante toda a solenidade. O 1º GAvCa estava representado pelos F-5E, o 1º/16º GAv pelos A-1 e o 4º/7º GAv pelos P-95A, voaram ainda o U-7 e o U-42, aviões de ligação da BASC.

O Cel. Machado recebeu os cumprimentos após o encerramento da cerimônia militar, no cassino dos oficiais, juntamente com sua esposa. Neste local também realizou-se o coquetel de confraternização e uma pequena cerimônia realizada pelos "Águias de Prata", militares da reserva que serviram na BASC, que ofereceram ao Cel. Paulo Érico um quadro como recordação.

O Sentando a Pua! gostaria de desejar aos coronéis Paulo Érico e Machado, muito sucesso nas suas novas missões.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo