Quinta, 22 de Junho de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (12 Votes)
passagem comando gavca 2008 20 20150218 1450749230
Convite oficial da Passagem de Comando do 1º GAvCa. Crédito: 1º GAvCa


11 JAN 2008
- A Base Aérea de Santa Cruz foi palco hoje da passagem de comando do 1º Grupo de Aviação de Caça, a mais tradicional unidade de caça do Brasil, e também do 4º/7º Grupo de Aviação (Esquadrão Cardeal), herdeiro do histórico 1º Grupo de Aviação Embarcada.

As atividades na BASC começaram cedo com um Culto Ecumênico realizado na capela da Base, em seguida houve uma cerimônia reservada aos militares e aos Veteranos do 1º GAvCa, no prédio da unidade.

Às 10:00, teve início no Pátio Oeste a cerimônia militar da passagem de comando. O Maj. Walter Luiz da Silva, comandante da tropa, pediu permissão ao Oficial-General mais graduado presente, o Ten-Brig. Lencastre, para dar início à cerimônia. Além do Ministro do Supremo Tribunal Militar também estavam presentes podemos destacar as seguintes autoridades: os Veteranos Rui Moreira Lima e José Rebelo Meira de Vasconcelos, o Brig. Machado (Comandante da III FAe), o Brig. Robinson (Comandante da II FAe), o Brig. Baptista (ex-Comandante da Aeronáutica), Brig. Lauro Ney Menezes (ex-Comandante da BASC e Presidente da ABRA-PC) e Brig. Osmar (Chefe do Estado-Maior do III COMAR).

Uma vez autorizado o início, houve a tradicional passagem de comando em vôo. No sistema de som da BASC pode-se ouvir o Ten-Cel. Oliveira transmitindo o cargo ao Ten-Cel. Lorenzo, enquanto a formação de seis F-5 (cinco do tipo EM e um E) passava em frente ao palanque das autoridades. Na altura da cabeceira da pista o Ten-Cel. Oliveira abandonou a formação, e fez algumas manobras de despedida e passagens em frente aos convidados e a tropa. Em seguida realizou o pouso, assim como o Ten-Cel. Lorenzo, e taxiaram os seus F5-EM até em frente ao palanque, onde então desembarcaram e se dirigiram aos seus lugares na formatura, não sem antes se cumprimentarem com um forte aperto de mão e um abraço.

Após a locutora oficial ler o ato de exoneração do Ten-Cel. Oliveira e de nomeação do Ten-Cel. Lorenzo, o Ten-Cel. Oliveira foi convidado para falar suas palavras de despedida. Num tom extremamente emocionado, principalmente ao falar de sua família, o Ten-Cel. Oliveira agradeceu a todos que o ajudaram a comandar o 1º GAvCa, bem como aos Veteranos da Campanha da Itália que como ele mesmo disse, o ensinaram bastante. E para quebrar o protocolo, ele puxou um "Carnaval em Veneza " e pediu ajuda ao Brig. Rui Moreira Lima. Como não poderia deixar de ser, o Brig. Rui desceu do palanque, não sem antes interromper a canção que já havia sido iniciada, e disse em tom brincalhão ao Oliveira que ele iria puxar a canção, pois o Oliveira havia começado no tom errado. Após pedir um "dó menor" ao maestro e afiar a garganta com um "Na Glória...", o Brig. Rui puxou o Carnaval em Veneza acompanhado pela tropa e pelos convidados. No final deu um forte e emocionado abraço no Ten-Cel Oliveira, surpreso pela homenagem.



A solenidade prosseguiu com o Ten-Cel. Oliveira colocando o distintivo da caça no macacão de vôo do Ten-Cel. Lorenzo, e em seguida passaram a tropa em revista. A passagem de comando se encerrou com as palavras do Brig. Machado (Comandante da III FAe) ao comandante que deixou o posto e o comandante que assumiu.

Na sequência, houve a passagem de comando do 4º/7º GAV - Esquadrão Cardeal. Numa cerimônia bastante similar à anterior, o Ten-Cel. Roberto passou para o Ten-Cel. Ricardo o comando da unidade de patrulha baseada em Santa Cruz, e que atualmente opera os P-95A Bandeirulha. A cerimônia foi presidida pelo Brig. Robinson (Comandante da II FAe).

Fechando a cerimônia houve o desfile da tropa, ao som do Carnaval em Veneza e da Canção da Patrulha, e o tradicional coquetel no Cassino dos Oficiais para todos os convidados.

Ao Ten-Cel. Oliveira queremos deixar o nosso agradecimento por ter nos brindado com seu convívio nestes dois anos, e dizer que a unidade para onde ele está indo receberá um profissional competente e batalhador. Parabéns Oliveira pelo seu trabalho à frente do Grupo de Caça e sucesso!

Ao Ten-Cel. Lorenzo quremos expressar o prazer de te-lo de volta ao Grupo de Caça. O CECOMSAER perdeu um grande profissional, mas lugar de caçador é na caça! Com isso, não só ganha o 1º Grupo de Caça mas também a caça como um todo. Felicidades neste novo desafio! Senta a Pua! Brasil!

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo