Quarta, 22 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)
picadinho 2008 1 20150218 1010767685
Veteranos do 1º GAvCa posam ao lado do Comandante da Aeronáutica


04 OUT 2008
- Emoção, esta palavra foi o maior ingrediente desta comemoração no Clube da Aeronáutica. Emoção do grupo de Veteranos do 1º GAvCa ao receber os cumprimentos pessoais do Comandante da Aeronáutica, Brig. Juniti Saito. Emoção de ver o Brig. Rui Moreira Lima, ainda se recuperando da grave doença que o acometeu, subir ao palco e expressar de sua maneira singular, o espírito do caçador brasileiro. Emoção ao ver o carinho e respeito que é dado aos Veteranos pelos caçadores da reserva e da ativa.

Este ano os eventos que cercam o almoço começaram mais cedo. Os Veteranos foram recebidos pelo Ten-Brig Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, a uma sala reservada do Clube da Aeronáutica, e lá ele fez questão de cumprimentar um a um. O intuito principal foi conhecer mais de perto os integrantes do Grupo de Caça que eram do escalão de terra, pois os pilotos são velhos conhecidos.

No restaurante, os caçadores de ontem e de hoje, mais os convidados, receberam com uma salva de palmas o Comandante Saito e os Veteranos do 1º Grupo de Caça. Em seguida o Brig. Lauro Ney Menezes, Presidente da ABRA-PC (Associação Brasileira de Pilotos de Caça) falou sobre a importância deste evento, e reiterou o que havia dito no ano passado: a ABRA-PC não deixará este evento desaparecer. Fez questão ainda de fazer uma menção honrosa para o Veterano John Buyers, que durante a guerra foi oficial de ligações do 350th Fighter Group com o 1ºGrupo de Caça, e que apesar do nome, é mineiro de Juiz de Fora. Destaque também para o fato dos três pilotos ainda vivos estarem presentes no evento: o Miranda Corrêa, o Rui e o Meira.

Na sequência foi a vez do Brig. Rui Moreira Lima. Ele contou, em breves palavras, sobre o problema de saúde que o acometeu, como está sua recuperação, e contou um fato pitoresco. Ele disse que o Ten-Cel Lorenzo, atual Comandante do 1º Grupo de Caça, esteve o visitando no HFAG e lá sussurrou no seu ouvido: "Brig. Rui, eu conto com o senhor em duas datas este ano: no dia do picadinho e no aniversário do grupo!". Ao lembrar daquelas palavras do Ten-Cel Lorenzo, ele estava emocionado em estar ali participando do picadinho, embora ainda um pouco combalido, segundo suas palavras.

O Brig. José Rebelo Meira de Vasconcelos fez a leitura dos nomes daqueles que nos deixaram desde o último picadinho até hoje. Infelizmente, recebemos a notícia de que o Sgt Wilson Ribeiro havia falecido exatamente hoje.

O Brig. Rui retomou a palavra para puxar o tradicional ADELPHI seguido da Canção da Aviação de Caça, o famoso Carnaval em Veneza.

O último a falar, antes do almoço ser servido, foi o Ten-Brig Saito. Ele falou sobre o andamento do projeto FX-2, sobre o critério eminentemente técnico para a escolha das três aeronaves que compõe a short list: Rafale, F-18 e Gripen. E reiterou que um componente importante para a escolha do novo caça será a transferência de tecnologia.

Após o almoço os caçadores da reserva e da ativa reuniram-se em torno dos Veteranos, principalmente dos Brigadeiros Rui e Meira, para ouvir atentamente suas histórias, anedotas e "causos". Por conta da sua recuperação, o Brig. Rui ficou apenas cerca de meia hora e voltou para sua residência, onde também sua esposa, D. Julinha se recupera também de uma enfermidade.

Parabéns para a ABRA-PC pela competente organização do evento, que foi de alto nível do começo ao fim.

SENTA A PUA!!!!!!! BRASIL!!!!!!!


imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo