Sábado, 18 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (6 Votes)

Os quatro pilotos remanescentes do 1º Grupo de Caça que participaram da Campanha da Itália. Esq p/ dir sentados: Miranda Correa (de boné), John Buyers, Rui e Meira. Foto: Luis GabrielNão poderia ter sido mais festivo o 65º aniversário do Dia da Aviação de Caça. Tanto o almoço quanto a tradicional festa na Base Aérea de Santa Cruz foram repletas de homenagens e emoções.


O primeiro evento ocorreu na manhã do dia 21 ABR no auditório do INCAER. Lá realizou-se a Missa em Ação de Graças pelo 65º Dia da Aviação de Caça, celebrada, como sempre, de forma simples e competente pelo Cel Capelão Milton Campos. Durante a missa tivemos os Veteranos Varela e Osias fazendo a leitura de trechos da Bíblia e o Veterano Rui agradecendo a presença de todos e comentando brevemente sobre a importância da comemoração desta data.

Os 11 Comandantes de unidades de caça com: os pilotos veteranos do 1º GAvCa (Meira - em pé centro e Rui - sentado), o Oficial de Ligação do 350th FG (Buyers - sentado de branco), o Pres. da ABRA-PC (Brig. Menezes - sentado de preto), o Cmte da BASC (Cel. Oliveira - em pé 2º dir p/ esq), e Cmte e Sub-cmte da III FAe (Brig. Bermudez – sentado e Cel. Machado – em pé 1º esq p/ dir). Foto: Luis GabrielApós a missa, todos se dirigiram para o salão superior do Clube de Aeronáutica para a realização do 40 Almoço Anual dos Veteranos do 1º Grupo de Caça e 1ª ELO. O evento foi prestigiado por todos os Comandantes de unidades de caça, além do Comandante e do Sub-Comandante da III FAe, do Comandante da BASC, do Presidente da ABRA-PC e do Vice-Presidente do Clube de Aeronáutica.

As homenagens começaram com a entrega a cada família de Veterano e aos militares presentes, um belo relógio de parede com a bolacha do 1º Grupo de Caça, ofertado pela organização do evento. Em seguida, o Veterano Rui fez a entrega do título de Jambock Honorário ao Ten-Cel Sérgio, Comandante do Esquadrão Pampa. Este título estava outorgado desde 2002 e desde então não houve oportunidade de entrega-lo ao homenageado.

O Veterano Meira agradece a homenagem e conta um pouco da história do piloto franco-brasileiro Pierre Clostermann que lutou pela RAF na 2ª Guerra Mundial, junto estão os Presidentes das Associações de Veteranos da França, Bélgica, Inglaterra e Polônia no Brasil. Foto: Luis GabrielMas as homenagens não pararam por aí. O Veterano Meira foi agraciado com a Croix du combattant de l’Europe, esta medalha é outorgada pela Confederação Européia de Veteranos, e foi entregue pelo Presidente da Associação de Veteranos da França. O Veterano Meira aproveitou para contar um pouco sobre a história do piloto franco-brasileiro Pierre-Henri Clostermann, nascido em Curitiba, filho de diplomata francês, que combateu pela França Livre junto com a RAF.

O Veterano Rui pediu a palavra e fez questão de falar sobre o Veterano John Buyers, e elogiar sua participação no 1º GAvCA durante a 2ª Guerra Mundial. Buyers que nasceu no Brasil, em Juiz de Fora (MG), é filho de norte-americano, foi fazer o High School nos EUA e lá acabou se alistando na USAAF. Como fala bem o português foi selecionado pela RAF para ser o Oficial de Ligação entre o 350th Fighter Group e o 1º Grupo de Caça. A despeito disto, fez 22 missões de combate pelo 1º Grupo de Caça com o intuito de nos ajudar no esforço de guerra, já que o recompletamento de pilotos nunca veio, e ao final da guerra só tínhamos 22 pilotos para cumprir as missões. Em sinal de respeito ao passado deste "gringo" que voou pelo Grupo de Caça, o Brig. Bermudez, Comandante da III FAe, o presenteou com o novo cachecol da caça.

Durante o almoço houve o sorteio de brindes ofertados pela Editora Adler, pelo escritor Oswaldo Claro Jr. e pelo site Sentando a Pua. Foram sorteados os seguintes prêmios:

  • Editora Adler: dez gravuras (cinco "Desert Lil" e cinco "Tributo a Nero Moura"
  • Oswaldo Claro Jr: dois livros Faixas Azuis
  • Sentando a Pua!: três camisas com a bolacha do Grupo de Caça, um livro Missão 60, um DVD A Cobra Fumou, um DVD Senta a Pua Simples e um DVD Senta a Pua duplo.

Perfilados sob o P-47, dez comandantes das unidades de caça. O décimo-primeiro, Ten-Cel Rodrigo, estava comandando a cerimônia por ser comandante do 1º Grupo de Caça. Foto: Luis GabrielNo dia 22 ABR foi a vez da festa na Base Aérea de Santa Cruz. O evento, que contou com a presença dos três pilotos remanescentes da Campanha da Itália, e do Oficial de Ligação da USAAF, John Buyers, começou às 09:15 com o acendimento da pira que simboliza a chama da caça brasileira, seguida pelas palavras do atual Comandante do 1º Grupo de Caça, o Ten-Cel Rodrigo.

Na sequência foram lidos os nomes de todos os pilotos que pereceram durante 2ª Guerra Mundial, enquanto a guarda de honra disparava uma salva de tiros a cada nome e todos respondiam "PRESENTE!".

Os Veteranos Miranda Corres, Rui e Meira fizeram a aposição de uma coroa de flores sobre o túmulo do Brig. Nero Moura e em seguida hastearam a flâmula que tremulou em nosso acampamento na Itália, ao som do Hino da Aviação de Caça, o "Carnaval em Veneza".

O restante da solenidade militar foi no Pátio Oeste da BASC. Lá foram feitas as entregas do Prêmio Pacau aos Ten-Cel David, Comandante do Esquadrão Centauro, e Ten-Cel Rodrigo, Comandante do 1º Grupo de Caça. Depois foi feita a entrega do troféu de Piloto Mais Eficiente e por fim o Ten-Cel Giancarlo recebeu das mãos do Comandante da Aeronáutica, Ten-Brig Juniti Saito, o troféu de Campeão da Reunião da Aviação de Caça - RAC 2010.

Leonor Moura, filha do Brig. Nero Moura, recebe do Brig. Saito a Medalha de Mérito Operacional que leva o nome de seu pai. Foto: Luis GabrieO momento mais emocionante foi a entrega da Medalha de Mérito Operacional Nero Moura. Esta medalha destina-se aos Comandantes de Unidade Aérea, porém foi estendida aos Veteranos do 1º Grupo de Caça e 1ª ELO que a receberam pelos relevantes serviços prestados à Nacão. A filha do Brig. Nero Moura, Leonor Moura, também recebeu em nome de seu pai.

Mas as homenagens não pararam por aí. O Brig. Bermudez, Comandante da III FAe, ofereceu em nome de todos os pilotos de caça um troféu ao Comandante da Aeronáutica, Brig. Juniti Saito. O troféu apresenta o perfil de todas as aeronaves pilotadas pelo Brig. Saito ao longo de sua carreira na FAB.

Para encerrar a solenidade militar houve o tradicional desfile da tropa, tendo à frente um contingente de caçadores da ativa e da reserva, seguido pelos Veteranos embarcados em veículos militares históricos e fechando o desfile a tropa da Base Aérea de Santa Cruz.

O Cel Oliveira recebeu a todos no Cassino dos Oficiais para o Coquetel de Confraternização. Lá o Comandante da Base Aérea de Santa Cruz recebeu um quadro ofertado pelo Comandante do Esquadrão Centauro, Ten-Cel David, e depois recebeu um exemplar do livro HQ Jambocks! ofertado pelo autor Celso Menezes.

Nossos agradecimentos ao Comando da BASC pelo apoio dado para a confecção desta matéria, bem como parabenizá-lo pela organização do evento.

Gostaríamos de ressaltar que tivemos a presença, tanto no almoço quanto na BASC, de uma equipe de filmagem da Memoria Magnetica, que está produzindo um programa de televisão sobre aviação para a Rede Vida, bem como da presença no almoço do Sr. Rubens Heredia, da produção do Programa Ronnie Von da TV Gazeta.


imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo