Segunda, 20 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.75 (4 Votes)

HASP-1No último dia 06 de novembro, a convite de uma associação de oficiais da reserva da FAB, esteve em São Paulo o Prof. Marcus Vinicius de Lima Arantes para fazer uma palestra no auditório do Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP) sobre o torpedeamento dos navios mercantes brasileiros na Segunda Guerra Mundial. O Prof. Marcus Vinicius é 1º Oficial de Máquinas da Marinha Mercante, engenheiro mecânico e atualmente é professor no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), da Marinha do Brasil.

HASP-3A palestra foi baseada em um livro de sua autoria - Torpedo, o Terror no Atlântico, que narra com riqueza de detalhes os terríveis momentos vivenciados por tripulantes e passageiros dos navios mercantes nacionais, alvos dos torpedos dos submarinos nazistas nos anos de 1942 e 1943. Esses ataques, que provocaram a entrada do Brasil na guerra, deixaram um trágico saldo de 33 navios afundados e 972 mortos.

HASP-5Dentre os presentes destacamos os oficiais-generais Ten Brig Walter Werner Brauer (Ministro da Aeronaútica no governo Fernando Henrique Cardoso), Ten Brig Clóvis Pavan, Ten Brig Masao Kawanabe, Maj Brig Paulo Roberto Pertusi, Brig Eduardo Zotti, Brig José Amorim Esteves, Brig José Flávio Celestino e Brig Ivo de Almeida Prado Xavier