Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Projeto

Parte I: Seversky

Primeira Guerra Mundial, 1918

Foi nesse ano que um piloto do Serviço Aéreo Nacional Tzarista (Rússia) recebeu a missão de estudar nos EUA tecnologia de projeto e construção de aviões. O piloto, um major, chamava-se Alexander P. de Seversky e, com a revolução comunista em curso na Rússia, resolveu pedir cidadania americana. Conseguiu um posto como assistente do General Billy Mitchell. Após registrar mais de 600 patentes ao longo de oito anos, resolveu criar, em meados da década de 20, sua própria empresa, a Seversky Aero Corporation, que acabou falindo com a quebra da Bolsa de Valores em 1929.

Criou outra em 1931 graças a novos investidores, a Seversky Aircraft Corporation. Aproveitou o momento e chamou outros colegas russos, todos engenheiros, entre os quais Alexander Kartveli, que tornaria-se anos mais tarde o engenheiro-chefe do projeto P-47.

Em 1931 a Seversky licenciou a Edo Aircraft Corporation a produzir um hidro-avião monoplano de asa baixa, batizado de SEV-3. Demorou dois anos para que o avião fosse construído e na época de seu primeiro vôo, era uma das mais modernas aeronaves já construídas. Era veloz e sua asa fina em forma elíptica acabou sendo herdada pelo Thunderbolt.

Em 1936, apresentou um projeto de caça, o SEV-1XP, numa competição do USAAC no Campo Wright em Ohio. Acabou vencendo e do desenvolvimento do SEV-1XP surgiu o P-35 que foi vendido às Forças Aéreas de Japão (20 renomeados de A8V), Suécia (52 mas apenas 2 foram entregues ficando os outros 50 com o USAAC onde foram designados por AT-12 e usados como treinador avançado), União Soviética (2) e Colômbia.

Outras Partes da
História do P-47

Em 1939 dois fatos importantes acontecem.
O primeiro foi uma concorrência realizada pelo USAAC para a construção de um caça. A Seversky apresentou dois modelos, o AP-4, projetado pelo Major Seversky e o XP-41, de Alexander Kartveli. Os dois tinham como rival a Curtiss e seu projeto XP-40 que acabaria vencendo e se tornando o P-40.
O segundo acontecimento foi a destituição do próprio Seversky da presidência de sua empresa. No exercício fiscal de 1938 a Seversky perdeu US$ 550.000 e, além disso, o fato de Alexander de Seversky ter vendido um lote de P-35 ao Japão não foi bem absorvido pelo conselho da empresa. Acabava uma fase na vida da Seversky Aircraft Corp., agora Republic Aviation e com dois novos projetos para desenvolver, o P-43 Lancer e o YP-47.


Cronologia da Seversky Aero/Aircraft Corp.

Linha do tempo com os principais eventos da Seversky Corp.

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