Sábado, 18 de Novembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

Imagem:Luis Gabriel

festa musal 2004 7 20150218 1291712197
Visitantes lotam as dependências do Museu Aeroespacial para prestigiar a festa "Outubro no MUSAL

 

Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2004.

O MUSAL fechou com chave de ouro a Semana da Asa com o seu já tradicional “Outubro no MUSAL”. Num evento, debaixo de um sol forte, que reuniu na estimativa da organização cerca de 25.000 pessoas ao longo das suas 7 horas de duração, os visitantes puderam assistir a muitas atrações.

Além do MUSAL abrir suas dependências para visitação dos seus 70 aviões em exposição estática e das suas salas temáticas, as crianças tiveram oficinas de artes para brincar e se divertir.

Diversão aliás que não faltou aos pequeninos entusiastas da aviação, pois logo cedo os pára-quedistas do Exército e da Aeronáutica se exibiram realizando saltos de precisão sobre o Campo dos Afonsos.

O avião do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realizou várias passagens mostrando todo o seu potencial de combate a incêndios e refrescou os visitantes com uma fina chuva artificial.

Outra apresentação que fez bastante sucesso foi a de um monomotor de acrobacias biplano que com seus loopings, parafusos, mergulhos e vôos de lado encantou a todo o público, e a do Boeing 737-300 da VARIG que sob o comando do experiente Comandante Miguel Dau fez vários rasantes sobre a pista do Campo dos Afonsos.

Os helicópteros fizeram belas apresentações, o Exército com o Panther e o PARASAR da Aeronáutica com o SUPER PUMA. Esses últimos realizaram além de algumas passagens, simulações de resgate e de assalto.

Os aviões da Aeronáutica, um AMX e um F-5E depois de ficar boa parte do dia abertos para visitação, decolaram no final do dia e fizeram algumas passagens que deixaram boquiabertos aqueles que estavam nas dependências do MUSAL.

Por falar em visitação, alguns aviões do MUSAL e outras aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ficaram em exposição sendo recebidas pelas tripulações e por voluntários da AMAERO. Dentre os voluntários da AMAERO, eu passei o dia no P-47D do 1º Grupo de Caça, que mesmo ao lado do AMX e do C-130 Hércules, recebeu cerca de 1.000 visitantes ao longo do dia, que tiraram muitas fotos e fizeram muitas perguntas sobre a aeronave.

E como não poderia deixar de ser, a Esquadrilha da Fumaça fez o encerramento da festa com mais um show de deixar todo mundo de olhos vidrados nas manobras radicais realizadas pelas sete aeronaves. Ponto alto para a homenagem feita ao lendário Cel. Braga, piloto por dezessete anos da Esquadrilha e com mais horas voadas em NA-T6 no mundo, e que faleceu em dezembro de 2003.

Parabéns a toda Equipe do MUSAL, da AMAERO e de todos aqueles que fizeram deste “Outubro no MUSAL” uma festa muito bonita.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo