Quinta, 23 de Março de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.83 (3 Votes)

20 ABR 2015 - O P-47 tendo ao fundo o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra MundialEncerrou-se ontem mais uma Festa da Caça. Este ano comemorou-se o 70º aniversário do Dia da Aviação de Caça, data em que o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou 44 sortidas em 11 missões, o maior número de operações durante a Campanha da Itália. Para entender o significado desta data para a FAB sugiro a leitura de dois artigos aqui do site: O 22 de Abril na FAB e o 22 ABRIL - Data Histórica pois abrangem de duas perspectivas a importância deste momento na história aeronáutica brasileira.

20 ABR 2015 - O comandante da Aeronáutica, Ten Brig Rossato, carimbando a peça de lançamento do selo comemorativo dos 70 anos do Dia da Aviação de Caça.Neste ano, as comemorações começaram no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Ali foi realizada a cerimônia que tradicionamente acontece no Memorial Senta a Pua, dentro da BASC. Foi uma oportunidade de dividir com o público em geral esta homenagem prestada aos Veteranos que participaram da Campanha da Itália. Estiveram presentes várias autoridades militares, destacando-se entre elas o Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Rossato. Após o encerramento da solenidade militar, foi lançado o selo personalizado dos 70 anos do Dia da Aviação de Caça, em conjunto com os Correios.


Veterano João Rodrigues hasteando a flâmula do 1º GAvCA usada na Itália


Guarda da BASC dando uma salva de tiros para homenagear cada um dos pilotos brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial

 

No dia 21, foi encenada a tradiconal Ópera do Danilo no auditório da BASC, antes porém. a platéia foi surpreendida pelo Cel R/R Potengy da ABRA-PC (Associação Brasileira de Pilotos de Caça) que entregou ao MUSAL, parte do material de vôo do então 2º tenente Danilo Marques Moura. Este material fazia parte de acervos particulares de colecionadores italianos, e com o patrocínio da empresa MBDA, puderam ser repatriados ao Brasil. Outro fato marcante antes da exibição da Ópera foi a homeangem feita, sob forma de um curta metragem, ao Maj Brig R/R Lauro Ney Menezes, que recentemente faleceu e deixou enlutada toda a caça brasileira.


O Coronel Potengy falando sobre a incorporação de itens do Veterano Danilo Moura ao acervo do MUSAL, após terem sido repatriadas na Itália por patrocinadores brasileiros.

Militares da caça brasileira encenam a incrível história do 2º Tenente Danilo Marques Moura

 

21 ABR 2015 - Maquete em tamanho natural do novo caça da FAB, o SAAB Gripen NG, em exposição estática na Base Aérea de Santa CruzFinalmente, no dia 22, a BASC foi palco da solenidade militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. Quem chegava no hangar do Zepellin para assistir a exposição estátiica de aeronaves era logo surpeendido pela presença de uma maquete em tamanho natural do Gripen NG. Além do desfile militar, a cerimônia teve a entrega do Prêmio Pacau, dos troféus de Pilotos Mais Eficientes de 2014 em cada uma das unidades de caça, e a entrega da Medalha Mérito Operacional Nero Moura. O Veterano João Rodrigues recebeu do Subdiretor de Cultura do INCAER um exemplar do livro da Canção da Aviação de Caça da FAB. Este documento visa padronizar a execução do Carnaval em Veneza em todas as unidades da FAB. Devido ao mau tempo, não foi possível que os caças fizessem suas passagens, nem a demonstração operacional no estande de tiro da base.

A FAB está mais uma vez de parabéns pelas homenagens aos nossos heróis do Senta a Pua!, foram várias as vezes que nossos Veteranos cederam à emoção e não tiveram como conter as lágrimas. O mesmo não possa ser dito do Ministério da Defesa e da mídia. Depois de muitos anos, o ministro da Defesa não comparece ao evento, logo no ano em que se completa 70 anos do final da guerra, e o mundo todo está comemorando. Não havia sequer um representante de emissoras de rádio/TV ou jornal, nem a EBC mandou representantes para cobrir os eventos. Mais uma vez só a mídia especializada acompanhou as solenidades.

PARABÉNS aos Veteranos do 1º Grupo de Caça e a todos os caçadores brasileiros, juntos continuaremos SENTANDO A PUA e divulgando esta bela história dos nossos Avestruzes Guerreiros!

Clique aqui para ver a galeria de fotos completa