Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Os Modelos

P-47D

Ficha

Modelo P-47D
Nº de Variantes 20
Motor Um Pratt & Whitney R-2800-21 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.000hp
Um Pratt & Whitney R-2800-59 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.300hp a partir dos lotes D-4-RA e D-5-RE
Nº de Série ver tabela
Produção (Início) Dezembro de 1942
Produção (Fim) n/d
Quantidade 12.607
Operadores Brasil, EUA, França Livre, Grã-Bretanha, México e URSS
História dos Modelos



História

O modelo "D" foi a primeira versão do Thunderbolt a ser produzida em larga escala, na verdade, foi a mais produzida com 12.607 unidades entregues ou 80,12% do total de P-47 produzidos. Foi a que mais apresentou variantes - vinte no total. A primeira encomenda do modelo foi feita em 14 de outubro de 1941 e correspondia a um lote de 850 unidades. Nessa época, o modelo "B" ainda nem havia sido entregue, na verdade, só o seria dois meses depois, em dezembro.

Externamente, os primeiros modelos do "D" eram muito parecidos com o P-47C-5-RE, sendo diferenciados apenas pelo nº de série. Melhorias foram feitas no sistema de exaustão do turbo-compressor adicionando um novo duto ajustável e redesenhando os escapes do motor. Também foram colocados flapes na carenagem do motor com o objetivo de melhorar o fluxo de ar para refrigeração.


RE e RA

Aquela altura, os pedidos do Thunderbolt estavam crescendo bastante e além da fábrica de Farmingdale foi construída outra em Evansville, Indiana. Essa foi a causa do aparecimento de modelos com a mesma designação, porém, acrescido das letras RE (Republic Farmingdale) ou RA (Republic Evansville). Significa dizer que o P-47D-27-RE é o mesmo modelo do P-47D-27-RA apenas mudando o local de fabricação e recebendo cada qual um nº de série diferente. Evansville recebeu uma encomenda inicial de 1.050 P-47D em janeiro de 1942, tendo sido o modelo de nº de série 42-22250 o primeiro a deixar a linha de montagem.

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Evolução das Variantes

Até os lotes D-4-RA e D-5-RE, todos os Thunderbolts utilizavam o motor R-2800-21 Double Wasp. A partir daquelas duas variantes foi adicionado injeção a água tendo sido instalado um tanque de 57 l com uma mistura de água-alcool localizado atrás do motor. A água injetada na câmara de combustão elevava a temperatura da cabeça do cilindro e provocava aumento na pressão melhorando em 15% a potência do motor durante alguns instantes, a chamada velocidade de fuga. Quando esse motor passou a ser instalado nas próprias linhas de montagem da Republic a partir dos lotes D-10-RE e D-10-RA receberam a designação de R-2800-63 Double Wasp. Também foi disponibilizado um kit de conversão daquele motor para modelos de P-47 mais antigos. Como os D-4 até 6 já possuiam previsão para acomodar o tanque extra de água, a conversão era bem simples. Ao contrário, as versões D-1 até 3 e o modelo "C" necessitavam de duzentas horas de trabalho para conversão.

Ao fim de 1943, com a chegada dos Thunderbolts "D" com tanques externos alijáveis, descobriu-se a melhor utilidade para esses aviões, o de caça-bombardeiro. Tudo porque agora que os P-47 apresentavam maior alcance, podiam escoltar os bombardeiros até o coração do território alemão e, ao retornarem da missão, toda a munição não empregada contra caças inimigos era usada em alvos de oportunidade no solo, ou seja, os Thunderbolts varriam tudo que fosse tropa ou equipamento inimigo que estivesse em seu caminho no retorno a base.

Ainda nessa época, foi detectada falha de motor em missões sobre o território alemão. Descobriu-se que o motivo era justamente o aumento de peso do P-47D que agora carregava bombas ou tanques de combustível externos, o que provocava aumento de velocidade durante os mergulhos para bombardeio e, com a ação das forças G, fazia com que a bomba de combustível não conseguisse empurrar gasolina até o motor durante a recuperação do mergulho.

A mudança externa mais visível no "D" foi a alteração do tipo da capota, de "razorback" para bolha, visando a melhora da visibilidade traseira para o piloto. Antes que isso acontecesse, foi tentado uma adaptação com uma capota de Spitfire do tipo "Malcolm hood" e que tinha funcionado bem nos P-51B e C. Ela era um meio termo, uma capota tipo "razorback" mas com uma pequena "bolha". No final, optou-se por uma capota tipo bolha do Hawker Typhoon numa célula de P-47D-5-RE - nº de série 42-8702. Este modelo recebeu a designação XP-47K e foi testado em julho de 1943. Como a modificação foi aprovada, foi imediatamente adotada nas linhas de montagem, e, apesar de ter sido uma modificação profunda no P-47D, a Republic optou por manter o nome do modelo e batizar como uma variante, no caso P-47D-25-RE e P-47D-26-RA.


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