Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Os Modelos

P-47G

Ficha

Modelo G
Nº de Variantes 5
Motor Um Pratt & Whitney R-2800-21 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.000hp Um Pratt & Whitney R-2800-59 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.300hp
Nº de Série /
versão
42-24920/24939 / G-CU
42-24940/24979 / G-1-CU
42-24980/25039 / G-5-CU
42-25040/25119 / G-10-CU
42-25120/25273 / G-15-CU
Entrega (Início) Dezembro de 1942
Entrega (Fim) Março de 1944
Quantidade 354
Operadores EUA - USAAF (US Army Air Force)
História dos Modelos

História

Desde o fracasso do projeto XP-46, visando a substituição do P-40, a Curtiss tentava a todo custo apresentar um avião capaz de impressionar o USAAC. Em outubro de 1940 apareceu a chance com a encomenda de dois protótipos de um XP-46 com modificações na motorização, asas de fluxo laminar e mais armamento. O avião passou a ser chamado de XP-53. Em novembro do mesmo ano, o USAAC fez novas exigências e o segundo XP-53 passou a receber outro motor, um Rolls-Royce Merlin. A partir daí surgia o projeto XP-60 que voou pela primeira vez em 18 de setembro de 1941.

Infelizmente para a Curtiss, o projeto resultou em novo fracasso, e o pior, durou quatro anos até que a própria empresa admitisse que a aeronave era inviável.

Durante esse tempo a demanda pelos P-47 foi crescendo até ser oferecido um contrato para a Curtiss-Wright produzir o modelo "D" em sua fábrica em Buffalo, Nova Iorque. Eles foram denominados "G" mas eram os mesmos "D" que saiam das fábricas da Republic. Embora idênticos, estavam sempre uma versão atrás dos da Republic Aviation e, logo, resolveu-se colocá-los em missão de treinamento em território americano. Foram produzidas 354 unidades sendo que as vinte primeiras eram referentes ao modelo "C" e as demais ao modelo "D". Todos os "G" possuiam cabine tipo "razorback" e dois deles ainda chegaram a ser convertidos para versão biplace, designada TP-47G.

Tabela de equivalência Curtiss / Republic

Curtiss qtd. Republic
G-CU 20 C-1-RE
G-1-CU 40 n/d
G-5-CU 60 D-1-RE
G-10-CU 80 D-10-RE
G-15-CU 154 n/d

Matérias relacionadas

Vista perfil do Curtiss TP-47G-15-CU

tabela com características dos modelos de série do P-47

gráficos da evolução do desempenho do P-47



suporte | política de privadidade | direitos de reprodução | contato
Copyright © 2003 Sentando a Pua! | projeto por monolitho